Associação de Cabos e Soldados da PM é homenageada em sessão solene


14/03/2008 10:59

Compartilhar:


Por solicitação do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Vaz de Lima, aconteceu nesta sexta-feira, 14/3, sessão solene no plenário Juscelino Kubitschek em homenagem ao 51° aniversário da Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar do Estado de São Paulo (ACSPMESP).

O ato, presidido por Fernando Capez (PSDB), contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, o secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo; o presidente da ACSPM, cabo Wilson de Oliveira Moraes; coronel Ademir Aparecido Ramos, representando o comandante Geral da PM, Roberto Antonio Diniz; e Hermínia Gomes de Oliveira, viúva do sócio fundador da associação, Carmin Sabadin de Oliveira, falecido em 1963.

A ACSPMESP foi criada em 12/3/1957. Um ano depois, por meio do Decreto Estadual 30.666, Jânio Quadro reconhece oficialmente a entidade como responsável pela defesa dos cabos e soldados da corporação. A sede atual da associação está localizada na Barra Funda, capital paulista, e por lá circulam, diariamente, cerca de 10 mil pessoas.

Conte Lopes (PTB) descreveu a rotina dos cabos e soldados como "duras histórias reais de vida". Ele teceu elogios aos homenageados que, na opinião do parlamentar, arriscam a vida combatendo o crime. "Um Estado pode até viver sem exército, mas não pode ficar sem polícia", destacou. Já no parecer de Olímpio Gomes (PV), a família policial só vem perdendo ao longo dos anos, principalmente no que tange ao fator econômico. "Garantias passaram a ser chamadas de privilégios", protestou o parlamentar.

Wilson de Oliveira Moraes, um dos homenageados, também enfatizou o aspecto salarial. Aproveitando a presença do secretário Sidney Beraldo, o cabo reivindicou a efetivação dos subsídios para a classe. Ele pediu também a Fernando Capez que reforce essa demanda ao Governador José Serra e, em agradecimento ao apoio do Parlamento paulista, lembrou dos 93 mil policiais beneficiados pelo projeto de lei que instituiu a licença-prêmio à categoria.

Sidney Beraldo afirmou que um dos objetivos de sua pasta é promover a interlocução permanente com as entidades públicas, a fim de se buscar alternativas para as questões que afligem o funcionalismo. Ele anunciou, durante o evento, um programa do governador visando o financiamento de casa própria aos servidores estaduais. Segundo Beraldo, as parcelas serão fixas e os valores excedentes, provenientes de juros e correções, serão pagos pelo governo. "A meta de José Serra é entregar, até o final de seu mandato, 20 mil cartas de crédito. Até agora, 5 mil servidores já foram contemplados", declarou.

Fernando Capez e Sidney Beraldo receberam o título de Associados Beneméritos da ACSPM. Comendas foram entregues aos cabos da PM Jair Francisco e Nilton César Alvarez e aos soldados José Ricardo Soares Borges, Odair Jesus Nunes, Ary Ricardo de Araújo Martins e Ricardo José Fusco pelos relevantes serviços prestados à sociedade. José Bernardo de Carvalho, sócio nº 2 da associação, também foi homenageado.

alesp