Redução de queimadas da palha de cana


19/03/2008 17:51

Compartilhar:


O deputado Davi Zaia (PPS) comentou os avanços verificados no Estado com a redução da queima de palha da cana-de-açúcar, fonte de emissão de poluentes. Zaia falou sobre recente manifestação do secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano, na Comissão de Defesa do Meio Ambiente, da Assembléia Legislativa. Segundo relatório apresentado pelo secretário, embora a área de plantio da cana tenha aumentado em 500 mil hectares, a queima da palha da cana-de-açúcar foi reduzida em 110 mil hectares.

O deputado destacou a importância do protocolo assinado nesta semana pela Organização de Plantadoras de Cana da Região Centro-Sul do Brasil, que aderiram ao compromisso de antecipar o prazo fixado anteriormente por legislação aprovada pela Assembléia Legislativa. O prazo limite previsto por lei era de 2021 a 2027 e os assinantes do protocolo concordaram em reduzi-lo para 2014. Mas os dados citados no relatório podem significar o fim da queima da palha de cana-de-açúcar já em 2010, segundo estimativa do secretário Graziano.

Davi Zaia também destacou os avanços tecnológicos em pesquisas para utilização do bagaço da cana, resultante da produção do álcool, na geração de energia. O deputado participou de seminário na Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo (Fapesp), que abordou as pesquisas realizadas sobre a utilização de biomassa para produzir energia sem a necessidade de ampliar a área plantada, em função do aumento da produtividade.

O deputado integra a CPI da Assembléia Legislativa que investiga a queima da palha da cana-de-açúcar. Segundo ele, as iniciativas que vem sendo adotadas ajudarão os deputados no trabalho da comissão e servirão para contribuir na formulação de propostas dos parlamentares.

dzaia@al.sp.gov.br

www.deputadodavizaia.com

alesp