Deputada reivindica solução para a travessia Santos-Guarujá


28/05/2008 10:28

Compartilhar:


A deputada Maria Lúcia Prandi (PT) voltou a cobrar do governo do Estado maior eficiência no sistema de travessia por balsas entre Santos e Guarujá. A reclamação deveu-se a novos problemas ocorridos na manhã de terça-feira, 27/5, quando uma balsa sofreu avarias e foi recolhida, ficando uma única embarcação em circulação, com a conseqüente formação de filas e confusão.

Em busca de esclarecimentos oficiais, a deputada protocolou requerimento de informação. A parlamentar quer saber o porquê da circulação de apenas duas balsas, em horário de pico de movimento, com muitos carros e motocicletas circulando entre os dois municípios.

"Uma das balsas quebrou, restando uma única em operação. Deu no que deu: espera, filas, confusão, descontentamento e a certeza de que o governo do Estado continua sem um projeto sério de recuperação do sistema de travessias", comenta Prandi.

Além de protocolar o Requerimento de Informação, a parlamentar apresentou Indicação, endereçada ao governador Serra, reiterando a necessidade de urgentes providências. "A promessa de modernização é antiga, mas nunca saiu do papel."

A deputada há uma década combate o sucateamento das travessias, por balsas e barcas para pedestres, reivindicando investimentos e melhorias. "As falhas do sistema têm gerado um ambiente de animosidade entre usuários e funcionários e entre os próprios usuários. O clima é tenso e conseqüências mais graves podem se repetir", alertou.

Ela recorda ainda que, em junho do ano passado, um conflito entre usuários e funcionários das barcas causou a morte do serralheiro Cláudio Cosmo dos Santos. "Vamos esperar outra tragédia? Algo deve ser feito com urgência. Não dá mais para esperar. Tenho denunciado e volto a repetir que vivemos um apagão nas travessias", alerta Prandi.



mlprandi@al.sp.gov.br

alesp