Da Tribuna


29/10/2009 18:55

Compartilhar:


PEC 300



Olimpio Gomes (PDT) comentou a audiência pública da Câmara dos Deputados, realizada na Casa, no dia 29/10, para discutir a PEC 300. Segundo ele, além de diversas entidades, o deputado federal Arnaldo Faria de Sá, autor do projeto, também esteve presente. A PEC, de acordo com o deputado, vai proporcionar recursos para complementar os salários dos PMs do Estado. Gomes declarou ainda que a leitura do relatório final da comissão especializada deverá acontecer na próxima terça-feira, 3/11, em Brasília, e contará com a presença de policiais militares deficientes físicos "para mostrar em que situação fica o policial que se fere em serviço". (NS)



Sistema eleitoral da USP



Simão Pedro (PT) falou a respeito das novas eleições para reitoria da USP e discutiu o sistema que é utilizado. De acordo com ele, o atual sistema é elitista, e não representa a totalidade da comunidade acadêmica da universidade, privilegiando apenas um setor. Para o deputado, os alunos e os professores são subrepresentados com essa sistemática. Pedro relembrou a greve ocorrida na universidade no ano passado, quando a reitora chamou a tropa de choque para conter os manifestantes. "O próximo reitor tem de encaminhar uma reforma do sistema para uma representação mais digna, para que a sociedade possa apoiar as suas decisões", afirmou. (NS)



Gratidão



José Bittencourt (PDT) agradeceu todos os deputados que assinaram seu requerimento de CPI para investigar os altos índices de agrotóxicos na produção agrícola do Estado. "Gratidão deve ser o caráter claro e evidente de um verdadeiro cidadão", declarou. Bittencourt destacou o interesse do deputado Simão Pedro (PT) na instalação da CPI, citando o projeto de sua autoria que proíbe o uso desses defensivos agrícolas que ameaçam a saúde população. O deputado comentou ainda a provação da lei proposta no relatório final da CPI das Santas Casas que, segundo ele, vai servir de instrumento para fiscalizar entidades filantrópicas. (NS)



Política habitacional



Simão Pedro (PT) comentou sua presença no Fórum Social Sul, organizado no dia 29/10 pela Paróquia do Padre Jaime, na região do Jardim Ângela. De acordo com ele, o fórum é anual e discute temas que dizem respeito à vida da população da região, entre eles, saúde, educação e segurança pública. Segundo o deputado, ocorreu um tribunal popular entre os moradores condenando o Estado e a prefeitura pela ausência de política habitacional. O parlamentar afirmou que apesar de a Casa possuir instrumentos legislativos, ainda falta prioridade para a ação política. (NS)



Projetos



João Barbosa (DEM) comentou o projeto de lei que institui o dia do sepultador. O deputado ressaltou que a profissão é uma das mais antigas e valorizou a sua importância, já que esses profissionais ajudam a enterrar os entes queridos das pessoas. Barbosa também disse que protocolou projeto de lei que "fala a respeito dos jovens". Ele citou diversos problemas que afetam os jovens, como as drogas e a prostituição infantil. De acordo com o deputado, cada vez mais cedo as crianças estão sendo cooptadas pelos traficantes, além de serem vítimas na questão da prostituição infantil. "O projeto protocolado visa os jovens", disse. (TB)

alesp