Brinquedos para crianças com necessidades especiais


21/06/2011 12:35

Compartilhar:


Proposta de Dilmo dos Santos (PV) prevê a obrigatoriedade de instalação, disponibilidade e manutenção de brinquedos adaptados para crianças portadoras de necessidades especiais nos parques e áreas de lazer, públicas ou privadas.

Na justificativa do parlamentar, o brinquedo é um elemento fundamental na vida das crianças, pois, por meio da interação que é estabelecida, a criança constrói diversas capacidades, não só intelectuais, mas também emocionais. "As brincadeiras são fonte de prazer e socialização e os brinquedos podem ser poderosos instrumentos de descoberta do mundo, não só para compreendê-lo fisicamente, mas também culturalmente", ressalta Dilmo.

Ele destaca ainda que as crianças portadoras de necessidades especiais podem brincar, a princípio, com quase todo tipo de brinquedo comum. Entretanto, a escolha de objetos com algumas características específicas, adaptações ou intervenções do adulto na brincadeira podem propiciar uma experiência lúdica mais proveitosa, motivo que o levou a propor o referido projeto de lei para o Estado de São Paulo. (jr)

dilmodossantos@al.sp.gov.br

alesp