Dia sem carro é lei em São Paulo


27/10/2005 10:19

Compartilhar:


Da Assessoria do deputado Enio Tatto

O Projeto de lei 919/2003, que institui o "Dia sem carro" (22 de setembro), do deputado Enio Tatto (PT), aprovado na Assembléia Legislativa e sancionado pelo governador Geraldo Alckmin, agora é lei oficial no Estado.

O deputado explica que a iniciativa, cujo movimento teve origem na Europa, pretende conscientizar a população e buscar solução para a questão da mobilidade urbana, acerca de situações como congestionamentos, poluição e segurança.

O 22 de setembro "Dia sem carro", de acordo com a lei, também tem como propósito incentivar iniciativas voltadas para atitudes compatíveis com o desenvolvimento sustentável, prevenção da qualidade do ar e efeito estufa, além de promover oportunidades para as pessoas utilizarem transportes públicos alternativos aos carros.

Agora como data oficial do Estado, o 22 de setembro "Dia sem carro", torna-se, segundo Tatto, referência de oportunidade para as autoridades locais introduzirem e/ou testarem novos meios de transporte e novas medidas de gestão de tráfego urbano, criando as condições para proporcionar aos cidadãos uma oportunidade para redescobrirem a sua cidade, seus habitantes e patrimônio histórico e cultural.

eniotatto@al.sp.gov.br

alesp