Frente Parlamentar do Cooperativismo Paulista será relançada


10/02/2004 17:03

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Arnaldo Jardim

Na próxima quinta-feira, 12/2, será realizado na Assembléia Legislativa de São Paulo, no Auditório Franco Montoro, às 14 horas, ato solene para o relançamento da Frente Parlamentar do Cooperativismo Paulista (Frencoop-SP). O trabalho de reativação foi liderado pelo deputado estadual Arnaldo Jardim (PPS-SP) e conta com o apoio da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (OCESP).

Nesta nova fase da Frencoop, 17 deputados já confirmaram a adesão. A coordenação do movimento entre as cooperativas paulistas é do vice-presidente da OCESP, Daniel Felipe.

A Frencoop é uma organização formada por parlamentares, independentemente da filiação partidária. De natureza política e não ideológica, tem por missão oferecer um atendimento melhorado e privilegiado ao setor cooperativista, trabalhando no aperfeiçoamento e na implementação de uma legislação que promova o seu desenvolvimento.

Segundo Arnaldo Jardim, o que se pretende é promover uma integração harmoniosa entre a Assembléia Legislativa e o sistema cooperativo, capaz de estabelecer um ambiente legislativo favorável ao seu desenvolvimento. "Pretendo retomar a Frente com total disposição, dando ritmo ao seu funcionamento para que continue estimulando e disseminando o cooperativismo", afirmou o parlamentar.

As ações iniciais da Frencoop paulista se concentram em quatro reivindicações principais: incluir o cooperativismo no currículo das escolas estaduais; garantir que um dos integrantes efetivos da Junta Comercial seja representante da OCESP - órgão oficial de representação das cooperativas paulistas; estudar como o governo estadual pode ceder prédios em comodato para novas cooperativas e fazer cartilha de responsabilidade social.

Existem hoje no Estado de São Paulo cerca de 2.284.566 cooperados e 1.025 cooperativas, distribuídas em atividades distintas que empregam 40 mil pessoas. Os ramos são: agropecuário, consumo, crédito, educacional, habitacional, infra- estrutura, saúde, trabalho, produção e transporte de cargas e passageiros. A FRENCOOP/SP terá representação em todos os ramos de atividades, atuando de forma específica em cada um dos setores do cooperativismo.

O presidente da OCESP, Evaristo Machado Netto, acredita que o movimento cooperativista paulista tem muito a ganhar com a Frente Parlamentar. "É fundamental o entrosamento dos parlamentares com o cooperativismo. Os deputados que aderirem à Frente conhecerão melhor o cooperativismo e poderão contribuir para a consolidação e maior crescimento do movimento, que já tem uma ação importante na sociedade como gerador de trabalho e renda", diz ele.

ajardim@al.sp.gov.br

alesp