Hemonúcleo de Sorocaba deve ser cadastrado no Redome


16/03/2010 16:58

Compartilhar:


O deputado Hamilton Pereira (PT) está solicitando uma audiência com o secretário estadual da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, para pedir o cadastramento do Hemonúcleo de Sorocaba no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) e retomada do Programa Permanente de Transplante de Medula Óssea (Promedula).

O Hemonúcleo, que desde agosto de 2009 tem coletado amostras de sangue de potenciais doadores de medula óssea, ainda depende da Unicamp para cadastramento dos mesmos no Redome. No dia 12/3, em reunião com o diretor do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), Ricardo José Salim, Hamilton Pereira foi informado que, em setembro do ano passado, um ofício foi enviado à Secretaria Estadual da Saúde pedindo o cadastramento do Hemonúcleo de Sorocaba.

Já o Promedula, vetado pelo governador José Serra, em abril de 2008, deve sofrer algumas adequações técnicas para que seja reapresentado na Assembleia Legislativa. A tratativa foi feita com o próprio secretário Barradas em março de 2009, quando o mesmo assumiu o compromisso de avaliar os motivos do veto e buscar uma forma de resgatar a propositura e lutar por sua aprovação.

"O início da coleta de amostras de sangue de potenciais doadores de medula, em Sorocaba, é uma conquista enorme, principalmente se considerarmos que daqui já saiu um doador e há mais quatro ou cinco em fase de exame", defende Hamilton. "E a possibilidade de que o cadastramento no Redome seja feito diretamente pelo Hemonúcleo de Sorocaba pode potencializar esse trabalho", completa.

Já sobre a retomada do Promedula, Hamilton explica que a apresentação do mesmo Programa na forma de um novo projeto de lei, devidamente adaptado, foi a melhor maneira encontrada para que a proposta tramite sem obstáculos. "Porém, estamos dependendo das informações da secretaria e a audiência é uma ótima oportunidade para tratarmos o assunto", afirma. "Essa é uma das questões pela qual tenho muito apreço", completa.

Durante a reunião com Salim, as representantes da ONG "Asa Morena", Nerli Peres e Edna Ferreira Firmino, comprometeram-se a encaminhar um projeto de voluntariado voltado para pessoas com doenças do sangue. A proposta, desenvolvida pela ONG, tem como alvo pacientes e familiares e foi recebida com bons olhos por parte do diretor do hospital.



hpereira@al.sp.gov.br

alesp