Da Tribuna


23/02/2010 18:20

Compartilhar:


Problemas no início das aulas



A Secretaria Estadual de Educação, além da grande confusão que fez na atribuição de aulas dos professores contratados pela Lei 500/1974, desrespeita também os alunos, denunciou Carlos Giannazi (PSOL), citando o caso de escola estadual onde as aulas se iniciaram sem que houvesse carteiras escolares. O deputado ainda citou outros casos, como de escolas sem funcionários de limpeza e de cozinha, com problemas de segurança, e de obras com indícios de superfaturamento. Giannazi ainda apelou a seus pares para a urgente aprovação do Plano Estadual de Educação, "para resolver a situação de calamidade pública do ensino paulista". (MF)



Paridade salarial



"Há uma grande expectativa, na Câmara dos Deputados, pela aprovação da PEC 300, que estabelece a igualdade salarial entre os policiais militares de todo o país com os do Distrito Federal", anunciou Olimpio Gomes (PDT), lembrando que emenda à matéria estende o benefício também aos policiais civis. O deputado lamentou que haja governadores contrários à medida, como o de São Paulo, ressaltando que, por outro lado, o presidente da República a aprova. Gomes deu ainda ciência de moções de apoio à PEC, e também de manifestações contrárias ao projeto de mudança da denominação da Polícia Militar, enviado pelo governador à Assembleia. (MF)



Factoides



Milton Flávio (PSDB), respondendo ao deputado Carlos Giannazi, esclareceu que na escola estadual citada, as carteiras que faltavam foram entregues no dia seguinte. Ele disse que a diretora da escola deixou de fazer a requisição do mobiliário quando as obras terminaram, omissão que considerou irresponsabilidade" da educadora. "O governo Serra, só neste ano, entregou mais de 20 mil carteiras escolares", disse Flávio, que apontou a existência de "rede de intrigas", formada por representantes da Apeoesp, que abastece o parlamentar do PSOL de factoides sobre problemas nas escolas estaduais. (MF)



Insegurança



O assalto ao segurança da família do governador demonstra que a segurança pública no Estado está completamente desmoralizada, disse Vanderlei Siraque (PT). "Se nem eles, que têm direito até a carro blindado, estão seguros, o que se dirá dos 40 milhões de paulistas?", questionou o parlamentar, que pediu apuração rigorosa do fato, para que a população possa voltar a confiar na polícia. Siraque lembrou que o carro já foi achado e que o segurança passa bem. (MF)



Contra violência entre torcedores



Referindo-se à violência entre torcidas de times de futebol ocorrida no último final de semana, ocorrência que tem crescido nos últimos dez anos, Donisete Braga (PT) divulgou o PL 106/2010, de sua autoria, que prevê a identificação do público nos estádios paulistas com capacidade superior a vinte mil pessoas. Segundo a propositura, essa identificação será realizada por meio de cadastro preenchido na ocasião da compra do bilhete de acesso ao estádio, mediante apresentação de documento oficial de identidade e captura da imagem fotográfica da pessoa. Assim, o deputado crê que acabaria a insegurança nos estádios e em seu entorno. (MF)



Fim da era paulista



O deputado Adriano Diogo (PT) leu texto publicado no blog do jornalista Luis Nassif de domingo, 21/2, intitulado "Serra e o fim da era paulista na política". Para Nassif, se o governador José Serra perder a eleição para a presidente, sua carreira acaba, e se disputar a reeleição, ficará com a "pecha de medroso". O texto ainda comenta mágoas políticas, a ausência do governador no dia a dia administrativo e esquemas de corrupção. (LP)



Telebrás



Milton Flávio (PSDB) declarou-se surpreso pela preocupação de Vanderlei Siraque com a segurança da primeira dama Monica Serra. "Pensei que ele fosse falar de crimes mais antigos, como os assassinatos de Toninho do PT, em 2001, e de Celso Daniel, em 2002". O parlamentar também falou sobre o beneficiamento de amigo de José Dirceu na compra de ações da Telebrás. "Ele comprou as ações por R$ 1 e ganhou R$ 230 milhões. Queria ter um amigo assim", completou Flávio. (LP)



Municipalização



Decreto do Executivo referente à municipalização do ensino diz que os todos os funcionários, incluindo professores, devem receber as "melhores condições possíveis". Mas, de acordo com o deputado Luis Carlos Gondim (PPS) a secretária municipal de Educação de Guararema não tem seguido essas determinações. "Na prática não tem sido assim. A secretária diz que quem manda na cidade é ela. Isso é perseguição aos 18 profissionais da educação daquele município." (LP)



Congresso do PT



Vanderlei Siraque (PT) considera que o 4º Congresso Nacional do PT é de muita importância para o país, pois, entende que uma democracia não pode existir sem partidos fortes que representem a situação e a oposição. Na sua opinião, o fato marcante do congresso foi a participação do presidente Lula e da pré-candidata à Presidência da República, Dilma Rousseff. Sobre a candidata, afirmou: "Dilma é aguerrida e saberá conduzir o Brasil". (MA)



Sinal Celestial



Milton Flávio (PSDB), a respeito da manchete da Folha de S. Paulo desta terça-feira, 23/2, disse estar preocupado com a obscuridade que envolve a compra das ações da Eletronet pela empresa Star Overseas, que tem como advogado José Dirceu, ex-deputado cassado e ex-ministro. Para Flávio, seria importante saber "qual o sinal celestial recebido para levar o brasileiro Nelson dos Santos a comprar ações pelo valor de um real, assumindo uma dívida de 800 milhões de reais, e hoje a Eletronet ser parte importante na reativação da Telebrás?" (MA)



Jogo político



Vanderlei Siraque, rebatendo as colocações de Milton Flávio sobre José Dirceu, disse: "A cassação do Dirceu foi um processo político e as acusações feitas serão resolvidas pelo STF, que lhe dará vitória. Cassar faz parte do jogo político, mas proibir de trabalhar não. A imprensa publica o que quer sem censura. O direito de resposta deve ser dado nas mesmas condições." (MA)



Operação carrapicho



Para Olímpio Gomes (PDT), não é possível confiar no governador Serra, porque ele tem ranço da polícia. "Serra é contra a PEC 300", disse Gomes, que acha que Serra tem medo da aprovação da medida, que obrigará o rajustamento dos salários de todos os policiais paulistas, civis e militares. Gomes anunciou que nesta quarta-feira, 24/2, às 14h, haverá mais uma manifestação da polícia cobrando do governo de São Paulo o cumprimento da promessa de reestruturação salarial. Segundo o deputado, é mais uma etapa da "operação carrapicho". (OT)



Generosidade



João Barbosa (DEM) disse que a reestruturação salarial da Polícia depende de envio de projeto do Executivo à Assembléia: "Temos que contar com a generosidade do governador". A respeito de segurança pública, Barbosa cobrou da CCJ o andamento do Projeto de Lei 249/2009, de sua autoria, que proíbe o uso de celular tipo rádio em bancos, lojas de crédito, casas lotéricas e outros estabelecimentos. Para o deputado, o projeto visa coibir os assaltos a usuários, especialmente na saída do banco. Barbosa pediu que os membros da CCJ sejam generosos e façam tramitar o projeto. (OT)

alesp