ILP comemora 10 anos de trabalho abrindo novos cursos


08/02/2011 17:48

Compartilhar:


Criado em 2001, o Instituto do Legislativo Paulista (ILP) comemora dez anos seguindo o estilo de sempre, ou seja, trabalhando. São 11 novos cursos com início entre os meses de fevereiro e março. Com exceção do curso de Espanhol, as inscrições se encontram abertas para todos os outros cursos e devem ser feitas exclusivamente pela internet, na página no ILP, que pode ser acessada através do Portal da Assembleia (www.al.sp.gov.br), clicando no tópico Instituto do Legislativo. Informações detalhadas a respeito de cada um dos cursos também podem ser obtidas no mesmo local.



Francês



Com aulas para iniciantes e também nível adiantado (oferecidas aos que assistiram as aulas no ano passado, ou que tenham conhecimento prévio da língua), os cursos de francês, sob a coordenação de Mariana Estevam, funcionária do ILP, tem a duração de dois semestres cada um e carga horária de 28 horas/aula por semestre.

As aulas serão oferecidas uma vez por semana: o nível iniciante sempre às segundas-feiras das 9h15 às 10h45, e o nível adiantado das 11h às 12h30, também às segundas-feiras, ou às quintas-feiras das 13h15 às 14h45.

As inscrições já se encontram abertas e se encerram no dia 28 de fevereiro. Os interessados em cursar o nível adiantado e que não tenham feito o curso no nível iniciante no próprio instituto, deverão se submeter a um teste de nível.

A confirmação da matrícula será feita no início do mês de março, através de contato com os candidatos selecionados. As aulas dos iniciantes terão início em 14 de março. Já os do nível adiantado que forem selecionados a partir do teste de nível terão as aulas iniciadas em 10 ou 14 de março, dependendo da turma escolhida. Os alunos que já frequentaram as aulas em 2010 recomeçaram o curso na última segunda-feira, 7/2.



Inglês



O curso de inglês 1, ou básico, também já se encontra com as inscrições abertas. O curso será oferecido a partir do dia 17/3, sempre às quintas-feiras, das 12h às 13h, na sala de aulas do Departamento de Relações Humanas (DRH), no subsolo. As inscrições vão até o dia 11 de março.

As aulas do curso de inglês 2, avançado, terão início no dia 14 de março e serão ministradas das 14h20 às 15h20, na sala de aulas do ILP. As inscrições vão até o dia 4 de março.

Os cursos de inglês oferecidos pelo ILP estão sob a coordenação da diretora executiva do Instituto, Desirée Sepe De Marco.



Técnica legislativa



As inscrições para a oficina de treinamento em técnica legislativa deverão ser abertas nos próximos dias, quando serão divulgados também o dia da semana e o horário das aulas.

Com aulas ministradas por Maricy Valleta (advogada e funcionária da Casa lotada na Secretaria Geral Parlamentar (SGP), com conhecimentos na área de Direito Eleitoral e formação em moderação, além de ter trabalhado com monitoramento de projetos estratégicos na Casa Civil) e por Sueli de Souza (advogada, assessora da Liderança do PT na Casa e especialista em governo e Poder Legislativo e em política pública legislativa), o curso tem por objetivo oferecer treinamento teórico e prático sobre a elaboração de todos os documentos referentes ao processo legislativo.

São 30 vagas e as aulas serão às segundas e terças-feiras, das 9h às 12h30, entre os dias 28 e 29 de março, na sala de aulas do instituto. As inscrições vão até 21 de março.



Cerimonial



Com aulas ministradas por Carlos Takahashi " funcionário efetivo e ex-chefe de cerimonial da Casa, atualmente em exercício junto à prefeitura da capital onde é chefe de cerimonial ", o curso vai abordar definição, origem e finalidade do cerimonial; definição e princípio norteador do protocolo; definição, indicação de precedência em solenidades, precedência federal, estadual e municipal, e estudo da ordem geral de precedência; planejamento, elaboração e envio de convites, mestre de cerimônias, roteiro, inaugurações, seminários e assinaturas, outorga de medalha e chave da cidade, recepção a autoridades estrangeiras, composição de mesa, citações (uso dos pronomes de tratamento) e fila de cumprimentos, todos relativos a organização de eventos; montagem de mesa, apresentações, vestimenta e usos e costumes de estrangeiros, na área de noções de etiqueta; apresentação e uso e disciplina dos símbolos nacionais; além de redação protocolar e o cerimonial na Assembleia Legislativa.

As aulas serão às quintas-feiras, na sala de aulas do ILP, das 16h às 20h, a partir de 24 de março, e com término previsto para 28 de abril. As inscrições se encontram abertas e vão até o dia 18 de março.



Curso de ciência política



Em sua oitava edição, o curso de ciência política abordará os seguintes temas: O novo Legislativo em perspectiva nacional; o Poder Judiciário na política nacional; a Justiça Eleitoral na política brasileira; divisão dos Poderes no Brasil; administração pública na política nacional; o Tribunal de Contas na política nacional; a história do voto no Brasil; políticas sociais no Brasil; partidos políticos no Brasil; o Legislativo em perspectiva comparada; letramento político; corrupção e orçamento no Brasil; lobby e a política nacional; e coligações eleitorais e alianças políticas. Entre os professores estão: Roberto Lamari, Luciana Cunha, Vitor Marchetti, Maurilio Maldonado, Fernando Coelho, Marco Antonio Teixeira, Rodrigo Estramanho, Wagner Iglecias, Claudio Couto, Pedro Dallari, Rildo Cosson, Sérgio Praça e Humberto Dantas.

As aulas serão na sala de aulas do instituto, às quartas-feiras, das 18h às 21h, de 23 de março a 11 de maio. As inscrições vão até 14 de março.



Gestão Pública



O curso de Extensão em Gestão Pública conta com um programa de curta duração, destinado a participantes com formação superior. Em sua quinta edição no ILP, o curso oferece conhecimentos gerais e básicos sobre as teorias e práticas da administração pública contemporânea, com destaque para o caso brasileiro e tendo por objetivo primordial apresentar esses conhecimentos de modo tanto reflexivo quanto prático.

O curso " que se destina aos servidores da Assembleia com nível superior que tenham interesse em gestão pública, além de servidores públicos em geral, com nível superior, que atuem na área de gestão de organizações públicas do Executivo, Legislativo ou Judiciário " será realizado sob a coordenação de Antonio Olenscki e Fernando de Souza Coelho, ambos professores universitários e doutores em administração pública e governo pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo.

As aulas " que serão sempre às terças feiras, no horário das 14h30 às 18h30 " terão início em 22 de março e término previsto para o dia 31 de maio, e tratarão dos seguintes temas: introdução à gestão pública; planejamento e estratégia no setor público; administração financeira de organizações públicas; marketing governamental; recursos humanos em organização do setor público; logística aplicada ao setor público; gestão de processos de organizações públicas; sistemas de informação governamentais; e gestão de projetos no setor público.

As inscrições se encerram no dia 14 de março.



Processo Legislativo



O curso de processo legislativo será ministrado por funcionários da Assembleia Legislativa, cada um deles especialista na área a respeito da qual ministrará a aula. O curso começa no dia 21 de março e se encerra em 30 de maio, com aulas às segundas-feiras das 17h30 às 19h30, na sala de aulas do instituto. As inscrições se encontram abertas e se encerram em 14 de março.

Processo legislativo e democracia representativa; federalismo, separação de poderes e princípio da legalidade; processo legislativo e espécies de proposições legislativas; competência e iniciativa no processo legislativo; comissões: fase de instrução do processo legislativo; plenário e positivação " fase de complementação do processo legislativo; técnica legislativa; processo legislativo financeiro; comissão parlamentar de inquérito (CPI); controle de constitucionalidade no processo legislativo; e legística são os temas que serão abordados em aula.

Os professores serão: Tania Rodrigues Mendes, Flávio de Souza Braz, Patrícia Rosset, Hernandes Piras Batista, Sueli de Souza, Maricy Valletta, Roberta Clemente, Alexandre Issa Kimura, Carlos Alckmin Dutra, Patrícia Rosset.



CPI no Ordenamento Jurídico Brasileiro



O curso que tratará do Legislativo, suas funções, as origens da CPI e a CPI no direito brasileiro, será ministrado pelo professor Andyara Klopstock Sproesser. As aulas serão nos dias 21 e 22 de março, terça e quarta-feira, na sala de aulas do ILP, das 9h às 12 horas.

As inscrições se encerram em 14 de março.

alesp