Samu regional inaugurado em Sorocaba


28/02/2012 17:53

Compartilhar:


Nesta terça-feira, 29/2, às 17h, acontece a inauguração do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Regional, que vai abranger 15 municípios e atender 1.142.824 pessoas. Essa inauguração traz para perto dos moradores da região algo muito mais amplo, que é a Política Nacional de Atenção às Urgências.

O Samu é apenas um dos componentes da Rede de Atenção às Urgências, que engloba também: Promoção, Prevenção e Vigilância à Saúde; Atenção Básica em Saúde; Samu 192 e suas Centrais de Regulação Médica das Urgências; Sala de Estabilização; Força Nacional de Saúde do SUS; Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24h) e o conjunto de serviços de urgência 24 horas; Unidade Hospitalar; e Atenção Domiciliar.

Essa estrutura toda é planejada com o objetivo de ampliar o acesso e o acolhimento aos casos agudos que chegam aos serviços de saúde em todos os pontos de atenção, contemplando a classificação de risco e intervenção adequada e necessária aos diferentes agravos, segundo aponta portaria do próprio Ministério da Saúde.

A proposta do governo federal, através do Ministério da Saúde, é fazer com que o Samu, através da regionalização, chegue a 100% dos municípios brasileiros. Primeiramente, tendo como foco o alto índice de mortes relacionadas às violências e acidentes de trânsito até os 40 anos e, acima desta faixa, às doenças do aparelho circulatório, segundo dados da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.



hpereira@al.sp.gov.br

alesp