Presidência recebe crianças do programa Autoridades Mirins


22/10/2003 16:46

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

O presidente da Assembléia Legislativa, Sidney Beraldo, recebeu em seu gabinete nesta quarta-feira, 22/10, as crianças do programa Autoridades Mirins, realizado pela Secretaria de Cultura, Lazer e Criança da prefeitura de Barueri.

O programa é realizado anualmente desde 1997, informou sua coordenadora, Risélia Pinheiro. Ele permite que alunos da rede municipal ocupem, durante um mês, os cargos das principais autoridades do Estado e da Federação.

Participam 29 crianças, com idades entre 10 e 11 anos, cursando a quarta série do Ensino Fundamental. Elas são escolhidas por eleição direta, nas escolas. Depois, um sorteio entre os eleitos distribui os cargos das autoridades. A partir daí, as crianças pesquisam as tarefas e o papel do cargo que vão representar. Assim, experimentam o que aprenderam na teoria e na prática.

Beraldo conversou com os participantes sobre problemas da sociedade brasileira, como a violência, distribuição de renda e saúde pública. Ele também explicou a eles o funcionamento da Assembléia e ouviu os depoimentos das crianças, que falaram sobre os cargos que estavam representando.

"São experiências como essas que nos motivam e mostram que o Brasil está mudando", afirmou o presidente da Assembléia. A solenidade terminou com a assinatura, por Beraldo, do documento que transfere simbolicamente a posse de seu cargo à estudante Amanda Camargo, de 10 anos.

.

alesp