Proposta campanha contra a Catarata no Alto Tietê


16/10/2003 17:59

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Luis Carlos Gondim

Na defesa da medicina preventiva, o deputado Luis Carlos Gondim (PL) apresentou indicação ao governador Geraldo Alckmin propondo a realização de uma campanha contra a Catarata, pela rede estadual de saúde, em municípios do Alto Tietê.

"Detectada precocemente, a catarata é facilmente tratável e isto aumenta consideravelmente a chance de cura, mas atualmente é a maior causa de cegueira nos países em desenvolvimento", diz Gondim. Segundo especialistas, há cerca de 20 milhões de pessoas cegas em tudo o mundo por causa da catarata.

A doença caracteriza-se pelo embaçamento do cristalino do olho, membrana que tem a função de uma lente e que dá nitidez às imagens. Quando o cristalino fica totalmente opaco, provoca a cegueira. O processo pode levar meses ou anos, atingindo um ou os dois olhos. O único tratamento disponível é a cirurgia, indicada para os casos em que o paciente sofre limitação de suas atividades pela perda da visão. Somente os oftalmologistas podem indicar cirurgia após a realização de uma série de exames.

O deputado Gondim entende que, em muitos casos, esse processo é demorado e aumenta o sofrimento e a ansiedade do paciente, mas pode se tornar mais rápido com a realização de campanhas que mobilizem a rede de saúde estadual.

"Com a adoção de uma campanha no Alto Tietê contra a catarata, agiliza-se o processo de atendimento e encaminhamento dos pacientes. Em condições normais, o paciente passaria por até cinco consultas, além de fazer exames, para depois ser encaminhado para a cirurgia. Isso tudo é um desgaste para o paciente e representa também um gasto considerável com transporte, nos diversos deslocamentos que ele é obrigado a fazer até ser marcada a cirurgia", argumentou o parlamentar. A campanha deve beneficiar os municípios de Mogi das Cruzes, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Poá, Itaquaquecetuba e Santa Branca.

lcgondim@al.sp.gov.br

alesp