Comissão aprova projeto sobre combustível biodegradável


30/06/2005 18:25

Compartilhar:


Sob a Presidência do deputado Simão Pedro (PT), a Comissão de Serviços e Obras Públicas aprovou, em reunião nesta quinta-feira, 30/6, os pareceres a cinco projetos de lei. Entre eles, o Projeto de Lei 559/2004, de Giba Marson (PV), que dispõe sobre a fabricação e uso de combustível biodegradável para ser usado em veículo de passeio, transporte coletivo, carga e como aditivo em óleo diesel e outros combustíveis.

Em sua justificativa, o parlamentar explica que o biodiesel será obtido a partir do óleo vegetal puro, "contribuindo para o equilíbrio ambiental, social e econômico". Ainda segundo Marson, outro fator a ser considerado é o potencial nacional para a produção de combustível a partir de produtos agrícolas e de resíduos. "Deve-se destacar ainda a economia gerada com o uso do biodiesel. Experiências mostram que um veículo que percorre cerca de 10km com um litro de gasolina fará percurso de 20km com um litro de biodiesel."

Também deve ser considerado que o uso de biodiesel, além de diminuir o impacto ambiental, "contribui para a redução da importação de óleos combustíveis, possibilitando, de acordo com o deputado, aumento na geração de empregos no campo."

Participaram da reunião, além de Simão Pedro, os deputados Roberto Alves (PTB), Rosmary Corrêa e Sidney Beraldo, ambos do PSDB.

alesp