Disque-denúncia deve estar em toda parte

Opinião
10/05/2005 17:28

Compartilhar:


No dia 02 de maio, participei do programa Assembléia Debate, da TV Assembléia, que enfocou a campanha publicitária lançada pelo Instituto São Paulo Contra a Violência, visando sensibilizar a sociedade no sentido de colaborar com a elaboração e monitoramento das políticas públicas e dos programas de combate à violência, como o Disque-Denúncia, que funciona pelo telefone 0800-156315. No dia seguinte, 03 de maio, os jornais divulgaram as estatísticas da Secretaria de Segurança Pública relativas ao primeiro trimestre de 2005. Os casos de seqüestro registraram um aumento de 27% em relação ao mesmo período do ano passado. De janeiro a março deste ano, foram 28 seqüestros em São Paulo. Na primeira semana de maio, quatro pessoas estavam seqüestradas no Estado: uma na capital e três no interior. Seria redundante dizer que hoje a violência é uma das maiores preocupações da sociedade e que o assunto é considerado prioridade para a maioria dos municípios paulistas, sobretudo os da região metropolitana de São Paulo e, entre eles, os da região do Grande ABC.

Sabemos dos esforços do Governador Geraldo Alckmin e do Secretário de Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho, na eterna luta contra a criminalidade em São Paulo. Além da construção de presídios de segurança máxima no interior do Estado, transferência de presos, mudanças no sistema penitenciário, melhoria dos policiamentos preventivo e ostensivo, mais e melhores equipamentos e viaturas para as polícias e tantas outras medidas que o Governo do Estado tem adotado, é imprescindível que a sociedade civil assuma também sua parcela de responsabilidade e colabore com a polícia.

Desde que foi inaugurado, em 25 de outubro de 2000, o Disque-Denúncia recebeu 280.973 denúncias de todos os tipos de violência. As informações foram decisivas para a solução de 10.381 casos.

Através do telefone 0800-156315, em pouco mais de quatro anos, o Disque-Denúncia ajudou a polícia a localizar e libertar 49 pessoas que estavam seqüestradas. Estes dados demonstram que, com a participação da sociedade, muitos avanços podem ser obtidos e, neste sentido, é preciso mobilizar mais e mais pessoas por meio de campanhas no rádio, na TV, em outdoors, jornais, revistas, enfim, é preciso lançar mão de todas as possibilidades de comunicação para que a informação chegue a todos os tipos de público.

Hoje, o telefone do Disque-denúncia está nos ônibus e nos táxis que circulam em São Paulo. Mas isto ainda é pouco. É preciso estar em todos os lugares o tempo todo, permitindo acesso rápido e imediato para a população. Neste sentido, seria importante que todos os carros oficiais, veículos de comunicação em geral, placas de trânsito e todo e qualquer tipo de comunicação audiovisual disponha ao público o telefone do Disque-denúncia 0800-156315.

Para colaborar, o site da Liderança do Partido Verde na Assembléia Legislativa (www.pvlideranca.com.br) reserva, a partir deste mês, um espaço permanente para a divulgação deste importante número de telefone que funciona como um instrumento fundamental para ajudar a polícia a combater a criminalidade no Estado de São Paulo.

alesp