Parabéns, professor

OPINIÃO - *Pedro Tobias
14/10/2003 20:40

Compartilhar:


Parabenizo com respeito e admiração todos os professores, mestres, verdadeiros lutadores em seu cotidiano, exercendo a profissão que exige vivência para transmitir seus conhecimentos aos alunos.

Os professores são integrantes de uma profissão cujo principal produto é a cidadania. Os educadores acreditam no ser humano e na sua infinita capacidade, simplesmente porque o conhecimento gera a ação. O conhecimento cria empreendedores. E o professor é, por sua própria natureza, um empreendedor.

Não te preocupes onde caem as sementes. Sempre semeie. Se tua semente, às vezes, não germina, examine com confiança suas ações e recomece com humildade o seu caminho. E se ainda não brotar a sua semente, insista sempre, com paciência, regando com amor a terra árida para alcançar seu principal objetivo: o de educar.

O professor não pode ficar longe do conhecimento, dos acontecimentos, do ato de aprender.

Sinto-me à vontade para afirmar que tem havido uma valorização do magistério. Em meio ao acelerado desenvolvimento da tecnologia e da informática, tudo indica que entramos no século XXI com a determinação de avançar no conhecimento. E só há um profissional habilitado para alavancar esse crescimento: o professor.

Não se trata de simples exercício de futurologia, mas de pura constatação. Toda produção científica que se tem feito nas áreas das relações humanas e em comunicação é resultado direto da formação do professor. Não é à toa, portanto, que as estatísticas mais recentes, apontam no direcionamento da valorização profissional do professor. Pense nisso. Sem a presença desse profissional, o único capaz de fazer o educando compreender o mundo e o papel da mente humana, de nada valem as novas tecnologias e a informática.

Por isso, no fim de cada jornada de trabalho, peça para que teu amor pela profissão não se esgote. Lute contra todos os obstáculos que possam surgir na caminhada de mestre e professor. Afinal, se ainda existem analfabetos, provavelmente não é por vontade do professor, e sim circunstancial. Se existem letrados, é porque um dia tiveram os seus professores. Parabéns!

*Pedro Tobias é deputado estadual pelo PSDB

alesp