Comissão de Direitos Humanos aprova Dia de Luta contra Homofobia


20/02/2009 18:04

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2009/CANDIDO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Na reunião da Comissão de Direitos Humanos, em 19/2, foram discutidos, votados e aprovados os 19 itens da pauta. Entre os quais, o presidente da comissão, José Candido (PT) destaca o Projeto de Lei 495/2007, de autoria do deputado Carlos Giannazi (PSOL), que institui o "Dia de Luta Contra a Homofobia", que será comemorado anualmente em dia 17 de maio. A data foi escolhida por ser a mesma em que a Organização Mundial de Saúde (OMS) retirou, há 19 anos, o homossexualismo da lista de doenças mentais.

"Este projeto foi motivo de muita polêmica em reuniões anteriores, principalmente com deputados evangélicos, mas teve sua aprovação nesta reunião. O PL 495 atende à liberdade do respeito à pluralidade e à liberdade de orientação sexual em nossa sociedade", afirmou Candido.

Ao final da reunião, Candido agradeceu aos deputados não só pela reunião, mas pelo trabalho desenvolvido pela comissão até o momento, "estou muito contente e satisfeito com os trabalhos desta comissão e acredito que 2009 será um ano ainda mais produtivo", afirmou o parlamentar.

jcandido@al.sp.gov.br

alesp