Notas de Plenário


04/04/2008 19:42

Compartilhar:


Verdadeiro trabalhismo



O deputado José Bittencourt (PDT) falou sobre congresso que o partido realizará nos dias 18, 19 e 20/4, em Brasília, com o objetivo de discutir a pragmática do partido e absorver idéias modernas, sem, contudo, perder os rumos da história. "Tenho certeza que o partido ficará mais fortalecido." Bittencourt disse ainda que o PDT é um partido socialista por essência e que sua bandeira maior é a do "verdadeiro trabalhismo". (LP)



Absurdo



Inconformado com o teor do PLC 80/2007, de autoria do Executivo, o deputado Carlos Giannazi (PSOL) disse que a matéria é uma "afronta" ao funcionalismo estadual por determinar que o servidor pode se ausentar para ir ao médico seis vezes ao ano, sendo uma vez por mês. O parlamentar enfatizou ainda a necessidade de a Alesp aprovar a criação do plano de carreira para os funcionários do Centro Paula Souza e o Plano Estadual de Educação, que está em tramitação desde 2003. (LP)



Candidatura própria



O deputado Olímpio Gomes (PV) reforçou em plenário a tese de que seu partido lançará candidato próprio em todos os municípios onde a legenda esteja organizada. "Não seremos uma legenda de aluguel." Gomes também falou sobre audiência que os representantes das associações dos oficiais da Polícia Militar tiveram com o líder do Governo na Alesp, Barros Munhoz, quando entregaram a ele as reivindicações da família policial. O parlamentar prometeu encaminhar o documento ao governador. (LP)



Aprender a pensar



Simão Pedro (PT) irá participar de audiência com a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, na próxima terça-feira, 8/4, e voltará a defender a inclusão das disciplinas sociologia e filosofia no currículo do ensino médio das escolas públicas do Estado. O parlamentar, que sempre defendeu a iniciativa, atentou para o fato de que os alunos do Colégio São Bento, do Rio de Janeiro, que obtiveram melhor avaliação nas provas do Enem, têm aulas de história, história da arte, música, filosofia e sociologia. Essas disciplinas, no entendimento do parlamentar, ajudam o aluno a pensar, refletir e conviver em sociedade. (MR)



Enem



Análise dos resultados da última prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), feita pelo deputado Carlos Giannazi (PSOL), observou que esta e outras provas para avaliar o ensino médio em São Paulo apontam para a mesma direção: declínio e falta de qualidade na educação pública. Segundo o parlamentar, medidas como valorização dos professores, implantação de sistema de informação continuada, fim da aprovação automática e limite de alunos em salas de aula podem melhorar a qualidade do ensino público. (MR)

alesp