Instalada na Assembléia Frente Parlamentar Estadual Pró-Envelhecimento Saudável


30/08/2001 20:38

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

Foi instalada nesta quinta-feira, 30/8, a Frente Parlamentar Estadual Pró-Envelhecimento Saudável presidida pela deputada Maria Lúcia Prandi (PT), com a presença do secretário estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Nelson Proença, em reunião realizada no auditório Franco Montoro da Assembléia Legislativa. A primeira reunião da Frente, que terá encontros mensais toda a última quinta-feira de cada mês, foi aberta com discurso do presidente da Casa, Walter Feldman.

A Frente é integrada por 65 dos 94 deputados estaduais de São Paulo e, segundo sua presidente, teve por base um trabalho realizado já há algum tempo pelo deputado Nelson Salomé (PSDB).

O presidente abriu a reunião destacando a qualidade da Assembléia, de Casa do Povo. "Esta Casa fica cada vez mais rica quando tem povo, pessoas", disse. Em relação à proposta da Frente, Feldman falou que "a coisa mais fantástica de uma sociedade justa, equilibrada, fraterna é o tratamento que dá aos idosos". Para Feldman, a sociedade deve cuidar daqueles que acumularam experiências e podem passá-las adiante, para que erros possam ser evitados, e a criação da Frente é bastante adequada aos tempos modernos. "Temos de ter a clareza de que, se não tivermos o ser humano no centro do desenvolvimento, seremos apenas peças." Feldman ofereceu seu apoio e o da Casa para o bom andamento da iniciativa.

Nelson Proença realçou sua identificação com a criação da Frente, já que é médico e, mesmo ocupando o cargo de secretário de Estado, continua exercendo a profissão diariamente. De acordo com ele, sua percepção de que o caminho da sociedade brasileira, acompanhando uma tendência mundial, seria o envelhecimento da sua população, surgiu há muitos anos. Proença, inclusive, chegou a ter por 5 anos uma coluna em jornais da capital e do interior, em que, semanalmente, tratava de temas ligados à terceira idade. O secretário falou da importância da denominação da Secretaria, que se preocupa não apenas com a assistência, mas também com o desenvolvimento social. Para ele, há algum tempo, ao se falar do idoso se pensava em três coisas: atenção à saúde, condição de sobrevivência e oferta de oportunidades de lazer. "Hoje olhamos um pouco mais adiante. Começa a ocorrer uma mudança." Essa mudança, segundo ele, é o agrupamento das pessoas. "Sentimos necessidade de algo mais. É o querer não só para mim, mas descobrir o que posso fazer para o próximo. É querer participar de um processo de construção", explicou.

Entre o que a Secretaria tem feito para a terceira idade, Proença destacou seis programas: Abrigo, Centro de Convivência, Centro Dia, República de Idosos, Visitação Domiciliar e Capacitação para os Cuidadores de Idosos. Esses programas estarão interligados, em breve, no Centro de Referência do Idoso de São Miguel Paulista, na Zona Leste da Capital. O centro deverá entrar em funcionamento nos próximos meses e dará assistência integral ao idoso, com oferta de apoio em tudo o que precise. A idéia do secretário é que o centro seja irradiador dos programas da Secretaria voltados ao idoso. "Somos todos parceiros de uma grande empreitada", encerrou.

Edir Sales, deputada do PL, incentivou as lideranças presentes a continuarem sua luta contando com os parlamentares, e ressaltou a importância dos grupos da terceira idade, que, com suas atividades, "não dão tempo para os idosos ficarem doentes".

A falta de atenção dos homens idosos para com a saúde foi o tema do discurso do deputado Nelson Salomé. Para ele, quando os homens começarem a se preocupar com isso, estaremos diminuindo o número de viúvas. Salomé afirmou que a expectativa de vida das mulheres, hoje, é de 75 anos, graças à realização de exames periódicos, reposição hormonal, participação efetiva na atividade social, sexual e profissional.

Para o representante da Subcomissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Flávio Caetano, a importância da Frente Parlamentar Pró-Envelhecimento Saudável pode ser notada pelo número de signatários de sua criação, mais de 70% dos deputados. Ele falou sobre as funções do Legislativo, dando destaque para a fiscalização do cumprimento das leis. "As leis para os idosos no Brasil são magníficas, exemplos para outros países. Mas a sua aplicação deixa a desejar."

Maria Lúcia Prandi falou sobre os objetivos da Frente, destacando que a conquista de uma sociedade mais justa passa pelo respeito às diferenças. Para ela, a lei é um instrumento, mas só conseguimos que seja cumprida quando nos organizamos para tal. Segundo números apresentados pela presidente da Frente, dos 14 milhões de brasileiros aposentados, 12 milhões sobrevivem com apenas um salário mínimo. Em 2025 a população de idosos brasileira será a segunda do mundo, ficando atrás apenas da dos Estados Unidos, sendo que a população com mais de 80 anos terá triplicado. Na mesma época, a expectativa de vida do brasileiro será de 92 anos. "Mas não queremos só que a nossa população viva mais tempo. Queremos que ela viva com mais dignidade, alegria e qualidade", afirmou a deputada.

Também estiveram presentes à instalação da Frente, que contou com a apresentação do Coral da Terceira Idade do Sesc de Santos, os deputados Renato Simões (PT), Petterson Prado (PPS) e Vanderlei Siraque (PT), além de diversos vereadores do interior e litoral paulista, e presidentes de conselhos e de entidades.

alesp