Parlamentar apóia manifesto a favor do cooperativismo


24/04/2006 16:03

Compartilhar:


O deputado Arnaldo Jardim (PPS), coordenador da Frente Parlamentar do Cooperativismo Paulista (Frencoop/SP), proferiu no dia 20/4 discurso no plenário da Assembléia Legislativa sobre o adiamento da votação da nova Lei do Cooperativismo no Senado. Na ocasião, o deputado destacou que o PL 171/99, que atualiza a Lei Cooperativista Brasileira e está parado há sete anos no Congresso Nacional, teve sua votação adiada mais uma vez e deverá ser votado no próximo dia 26.

"Diante de mais este impasse, quero me somar à Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp) e à Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), nas figuras dos seus respectivos presidentes Evaristo Machado e Márcio Lopes de Freitas, conclamando todas as cooperativas brasileiras a se mobilizarem para pressionar o governo federal diante da atitude de alterar substancialmente o PL 171", destacou o coordenador da Frencoop/SP.

Além do apoio ao manifesto do cooperativismo, o deputado solicitou que o material fosse anexado ao seu pronunciamento. Um documento elaborado pela OCB foi encaminhado para as organizações estaduais, para membros da Frencoop, para lideranças dos partidos, do governo e da oposição, além de parlamentares que fazem parte da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária. "Neste documento, a OCB manifesta o seu posicionamento sobre os graves riscos que as cooperativas e sua doutrina correm neste momento, por isso é imprescindível essa mobilização. Não podemos prescindir de uma legislação que seja capaz de regulamentar o setor, definir o ato cooperativo e seu sistema de representação, possibilitando a ampliação e a atuação deste importante setor econômico e social para o Brasil", finalizou Jardim.

ajardim@al.sp.gov.br

alesp