Debate sobre resíduos na área de saúde


08/03/2004 17:26

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Arnaldo Jardim

O deputado estadual Arnaldo Jardim (PPS), coordenador do Grupo de Trabalho sobre a Política Estadual de Resíduos Sólidos, participou do I Seminário "Meio Ambiente e Saúde", na sexta-feira, 5/3, em São Paulo. O evento, organizado pelo Núcleo de Avaliação e Controle Ambiental da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo, teve como objetivo debater a questão dos resíduos provenientes de serviços de saúde no Brasil e no Estado de São Paulo.

Jardim foi palestrante no painel sobre "Política Estadual de Resíduos Sólidos em São Paulo" e apresentou as principais propostas contempladas pelo anteprojeto elaborado pelo Grupo de Trabalho sobre Política Estadual de Resíduos Sólidos - entregue ao presidente da Assembléia Legislativa de São Paulo, Sidney Beraldo, no dia 5 de fevereiro -, além de destacar a importância de se definir uma política clara a respeito do tema.

"Essa ausência de políticas públicas para tratar da questão dos resíduos sólidos acaba representando uma ameaça à saúde pública e ao meio ambiente. Isso também acarreta um desperdício de material que poderia ser evitado", comentou Arnaldo Jardim.

Política ágil

Outras presenças que merecem destaque foi a de Roberto Carramenha, do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Urbanismo e Meio Ambiente de São Paulo, e do arquiteto Vital Ribeiro, da Divisão de Ações sobre Meio Ambiente e do Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo, que participaram do painel sobre a legislação vigente no Estado de São Paulo e suas possíveis atualizações.

"Diante da necessidade de se estabelecer uma política ágil e atual sobre os resíduos sólidos, gostaria de convocar a população a participar da elaboração de uma legislação para o Estado de São Paulo", argumenta o deputado. Os interessados podem acompanhar o trâmite do anteprojeto de resíduos sólidos e encaminhar sugestões pelo site da Assembléia Legislativa (www.al.sp.gov.br).

ajardim@al.sp.gov.br

alesp