Demarchi repudia arbitrariedades do governo de Cuba


07/05/2003 16:00

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

O deputado Aldo Demarchi (PFL) encaminhou documento ao presidente da Câmara dos Deputados solicitando a adoção de medidas necessárias para aprovar a moção, de autoria do deputado federal José Carlos Aleluia, que repudia e condena a falta de liberdade de opinião de jornalistas e economistas contrários ao regime cubano. Na madrugada de 11/4, o Regime de Fidel Castro mandou fuzilar três pessoas que tentavam chegar à Flórida, nos Estados Unidos e, para tanto, lideravam o seqüestro de uma balsa que fazia travessias na Baia de Havana.

O governo cubano já havia determinado a prisão de 80 pessoas que não aceitaram as imposições do regime e pleitearam liberdade de pensamento e expressão, segundo os ditames da Declaração Universal dos Direitos do Homem e de diversas convenções internacionais que defendem a liberdade.

"O Brasil, nação com mais de 170 milhões de habitantes e uma das maiores democracias do planeta, não pode se calar diante dessa atrocidade. É preciso que o governo brasileiro repudie e condene esse tipo de barbaridade, principalmente porque acomete o povo de um país da região, com o qual partilhamos traços étnicos, históricos e de amizade" justifica Demarchi que, através de sua moção, atesta seu total apoio à propositura do deputado federal José Carlos Aleluia.

Na opinião do deputado Demarchi, a Assembléia Legislativa não pode deixar de se manifestar a respeito desse acontecimento, que mereceu o repúdio de todos os cidadãos que prezam a liberdade, inclusive de antigos defensores do governo de Fidel Castro, como o renomado escritor português José Saramago.

alesp