Audiência pública discute a atividade física na terceira idade


28/10/2003 17:37

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Maria Lúcia Prandi

A importância da atividade física na terceira idade é o tema da audiência pública que será realizada nesta quarta-feira, 29/10, a partir das 14h30, na Faculdade de Filosofia de Santos (Rua Euclides da Cunha, 247 - Pompéia). Os palestrantes serão os professores de Educação Física André Luis da Silva, Leonardo Resende Corrêa e Fábio Sampaio Costa, do Biocorpore - Centro Científico da Atividade Física e do Esporte.

O evento é uma realização conjunta da Frente Parlamentar Pró-Envelhecimento Saudável, coordenada pela deputada Maria Lúcia Prandi (PT), e do Programa Qualidade de Vida para um Envelhecimento Saudável da Câmara Municipal de Santos, coordenado pela vereadora Suely Morgado.

"Santos concentra elevada parcela de idosos em sua população. Por isso, esta é a segunda audiência pública descentralizada da Frente Parlamentar Estadual que acontece na cidade. Nosso objetivo é discutir políticas públicas para atender estas pessoas. A atividade física é fundamental para garantir um envelhecimento saudável", explica a deputada Prandi.

No intervalo de uma semana, esta será a segunda audiência pública promovida pela Frente, que no dia 23/10 discutiu Alimentação na Terceira Idade.

A vereadora Suely Morgado destaca que a atividade física tem relação direta com a longevidade e a qualidade de vida. "Há estudos que, inclusive, recomendam musculação para as pessoas da terceira idade", enfatiza.

A audiência é aberta a todos os interessados, sem restrição: "Gostaríamos de contar, em especial, com a presença dos idosos. Os palestrantes, além das orientações teóricas, demonstrarão alguns exercícios que podem ser praticados por qualquer pessoa", informa Prandi.

O Centro Científico Biocorpore desenvolve projetos na área da saúde, com especial enfoque para atividades físicas e esportes. Ele prescreve exercícios terapêuticos para populações específicas, como idosos, cardiopatas e crianças. Presta serviços de reabilitação e condicionamento físico para pacientes portadores de patologias em geral, realiza avaliação física e médica de grandes complexos desportivos, prescreve treinamento e acompanha o desempenho de grandes equipes desportivas.

"Atingir a terceira idade é um privilégio. Poder vivê-la com qualidade de vida é um direito. A Frente Parlamentar e o Programa de Vida atuam para que esse direito seja assegurado", conclui a deputada Prandi.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp