Comissão de Agricultura debaterá a produção de leite em São Paulo


18/11/2005 18:50

Compartilhar:


A Comissão de Agricultura e Pecuária realizará na quarta-feira, 23/11, às 14h30, audiência pública para discutir o atual estágio da indústria de leite paulista e suas perspectivas. A deputada Beth Sahão (PT), presidente da comissão e autora do requerimento, recebeu denúncia da Associação dos Produtores de Leite de São Paulo que reclamam de concorrência desleal dos outros estados nesta área.

Segundo a entidade, a cada 200 litros de leite produzidos por dia é criado um emprego em São Paulo. O Estado responde por 40% do consumo nacional de leite e derivados, mas produz somente 8% do total.

A entidade solicitou à Comissão de Agricultura que estude a possibilidade de apresentar um projeto de lei para desenvolver e proteger a pecuária de leite paulista e tomou como exemplo o "Fundoleite", em tramitação na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul.

O Código de Defesa dos Animais (Lei 11.977) também será colocado em discussão pela Associação. O tema já foi debatido pela Comissão de Agricultura e a deputada Beth negocia a elaboração de um único projeto de lei que revogue alguns de seus artigos, prejudiciais aos produtores e à área de pesquisa.

Foram convidados para a audiência do dia 23 o Secretário de Agricultura, Antônio Duarte Nogueira, o presidente da Associação dos Produtores de Leite do Estado de São Paulo, Marcello de Moura Campos Filho, o presidente da Federação de Agricultura de São Paulo, Fábio de Salles Meirelles, o presidente da Câmara Setorial de Leite e Derivados de São Paulo, Antônio Julião Damásio e o presidente da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo, Evaristo Machado Filho.



bsahao@al.sp.gov.br

alesp