Assembléia paulista inaugura painel "São Paulo", de Rodrigues Coelho

Aviso de pauta
10/08/2005 19:30

Compartilhar:


Obra medindo 14 metros de comprimento por 4 metros de altura é dedicada a São Paulo, em homenagem aos 170 anos da Assembléia

Será inaugurado amanhã, 11/8, às 20h, no Hall Monumental da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, o painel "São Paulo", do artista plástico Rodrigues Coelho. A obra, com 14 metros de comprimento por 4 metros de altura, retrata momentos importantes da história de São Paulo e foi doada ao Legislativo em comemoração aos 170 anos do Poder.

A cerimônia de inauguração contará com a apresentação da Orquestra de Cordas, regida por Ricardo Rossetto Mielli, que executará obras de Carlos Gomes e de Ives Rudner Schimidt.

A inauguração do quadro será feita pelo presidente da Assembléia, deputado Rodrigo Garcia. Estão convidados o governador Geraldo Alckmin e o prefeito José Serra, entre outras autoridades.



O Artista Rodrigues Coelho nasceu em São Paulo, no ano de 1925. Formou-se pela Escola de Belas Artes de São Paulo, pela Associação Paulista de Belas Artes e pela Academia Paulista de Belas Artes. Exerceu as funções de Secretário Geral do "Comité des Arts Plastiques" da UNESCO no Brasil. Além de pintor é professor de desenho e de artes plásticas. Executou mais de 2000 obras de arte e participou de mais de 100 exposições oficiais, destacando-se entre elas: Expo Cultural dos Imigrantes (Bienal, SP), Medalha de Ouro; Artistas Sul Americanos, (Coahuila, México), Medalha de Ouro; Mokiti Okada, Palácio da Cultura (MAC, Rio de Janeiro); ASBA, Prêmio aquisitivo, Acervo Pinacoteca S.B.C.; Bunkyo, Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa, SP (três participações); I Salão Nacional de Artes Plásticas, Rio de Janeiro, Medalha de Ouro; Coletiva Círculo Militar de São Paulo, Medalha de Ouro; Academia Paulista de Belas Artes, Anhembi, Medalha de Ouro; Festival de Inverno de Campos do Jordão, SP; I Salão de Arte Contemporânea, Americana, SP, Medalha de Ouro; Jockey Clube de São Paulo, aquisição acervo Sede; Contemporary Art, Tampa, Florida, Estados Unidos, Gold Great Master Medal; MAC Taiwan, Formosa, Prêmio Paleta Internacional; Salão de Arte Contemporânea, São Paulo, I Prêmio; Salão Nacional "Centro Cultural Vergueiro", São Paulo, 1º Prêmio; I Salão Nacional de Artes Plásticas, Brasília, DF, 1º Prêmio aquisição com prêmio viagem a Paris, França. Desde 1983, expõe no Clube Atlético Pinheiros, Academia Paulista de Belas Artes Portinari, União Cultural Brasil-Estados Unidos, Espaço Cultural Tabacow, Espaço Cultural BMW, Clube Athlético Paulistano, Maison Continental 2001, Hípica de Santo Amaro, Caixa Econômica Federal, Secretaria Municipal de Cultura SP e Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo Suas obras encontram-se em coleções particulares no Brasil, Itália, Canadá, Portugal, México, Argentina e em acervos públicos como o do Palácio 9 de Julho.

alesp