Reunião discute empréstimo do banco mundial para os mananciais


13/06/2005 20:44

Compartilhar:


Atendendo ao convite do deputado Donisete Braga (PT), o secretário de Assuntos Internacionais do Ministério do Planejamento, José Carlos Rocha Miranda, esteve em São Paulo nesta terça-feira, 14/6, para discutir um empréstimo do Banco Mundial no valor de US$ 223,4 milhões para o projeto de proteção e preservação dos mananciais da Grande São Paulo.

Representantes do Estado, das prefeituras de Diadema, Santo André, Mogi das Cruzes, Suzano, Guarulhos e São Bernardo do Campo, agências de bacias, além de parlamentares, participaram do encontro. Para o deputado Donisete, a vinda do secretário sinaliza boa vontade do Governo Federal em discutir amplamente o empréstimo, que foi rejeitado pela Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex) do Ministério do Planejamento, em 2001, na gestão FHC.

O projeto dos mananciais envolve recursos de US$ 1,5 bilhão e prevê, entre outras ações, remoção de famílias, expansão da infra-estrutura básica de serviços " incluindo sistemas de saneamento (água, esgotos, resíduos sólidos) ", urbanização de favelas, construção de casas populares, implantação de parques e áreas de uso comum, entre outros.

dpbraga@al.sp.gov.br

alesp