A civilização do nosso "hinterland" retratada por Suzana Guimarães com espírito e sentimento


04/06/2008 09:08

Compartilhar:


Cada obra de Suzana Guimarães representa o capitulo de uma história interior complexa e elementar, rica de ingenuidade e de astúcias. Através dos momentos da obra desta artista, caminha-se como sobre uma estrada que nos oferece mil ocasiões de imprevisíveis encontros e de surpresas iluminadas. Com uma simplicidade de meios exemplar, ela nos atrai no íntimo de suas imagens.

Acreditamos que a base de sua visão artística seja uma releitura abstrata da realidade de nossos dias, uma sutil e aguda proposta de entender e ver tudo o que não parece nem mesmo condutível a uma racionalidade tangível e a uma continua dimensão humana rica de porvir.

A linguagem de Suzana Guimarães nos é proposta sob o signo do imediatismo: trata-se de uma linguagem interpretada sem retórica e uma contínua e constante especulação da vitalidade da natureza.

A artista atesta com uma feliz inovação de propósitos, uma fidelidade a si própria, fidelidade que não pode se reduzir a uma cansativa repetição de módulos exauridos. Instaurando uma pesquisa de motivos compositivos inéditos no leque de suas propostas, dá voz a uma ansiedade criativa de acentos e de timbres novos que fazem ressaltar suas estruturas.

Conhecedora da problemática de nosso tempo, sua comunicação é clara, imprimindo pelo seu monocromatismo o anseio do mundo solitário de nossa civilização interiorana.

Em "Reflexão", obra doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, Suzana Guimarães demonstra sua disciplina, fruto de comprovada fé na arte e na pintura, onde transmite sentimento e espiritualidade.



A artista

Susana Guimarães, pseudônimo artístico de Susana de Alencar Lima Guimarães, nasceu em Goiânia (GO), em 1956. A partir de 1965 freqüentou a Escola de Belas Artes de Goiás. Após freqüentar o curso de psicologia do ajustamento no Colégio Auxilium e o de psicologia da jovem, no Instituto Superior de Ciências Religiosas em 1972, formou-se em direito pela Faculdade de Direito de Anápolis, GO. De 1990 a 1998 participou dos cursos de desenho e pintura a óleo na Escola Portinari de Anápolis, além de diversos cursos de pinturas especiais e história da arte com Fabíola Morais em Goiânia, GO.

Participou de diversas exposições individuais e coletivas, na Galeria Antônio Sibasoly, na Associação Médica de Anápolis; Biblioteca Municipal, Assembléia Legislativa de Goiânia; Museu de Artes de Goiás; X Festival de Artes ao Ar Livre de Trindade; VIII e X Mostra do SESI "Arte Criatividade", em Goiânia, GO (1999 e 2002); Canning House Gallery, Londres, Inglaterra; Sociedade Brasileira de Belas Artes, Rio de Janeiro; Espaço Cultura do Jóquei Clube de Anápolis, GO; Departamento Cultural da Embaixada do Brasil em Madrid, Espanha; Embaixada da Suíça em Brasília (2000); Galeria Chatôtorix, Pirinópolis, GO; Galerie Expression Libre, Paris, França; Casa do Brasil, Madrid, Espanha; VI Circuito Internacional de Arte Brasileira, Museu de Arte da Pampulha, Belo Horizonte (2001); Galeria Antônio Sibasoly; "Anápolis 95 anos", GO;, Goiânia; I Mostra de Arquitetura de Goiás (2002); Espaço Cultural do Palácio Pamphili Dória, Roma, Itália (2003); Espaço Cultural do Conrad Resort Cassino, Punta del Este, Uruguai; Casa da Fazenda do Morumbi, SP (2004 e 2005).

Entre os diversos prêmios que recebeu, destacam-se os Prêmios Profissionais do Ano de 2001 e 2003; da revista Pesquisa e Investimento; os Prêmios Top Marketing de 2000 e 2004; Artista Revelação de Anápolis de 2002; Menção Honrosa no Museu de Arte de São Paulo de 2003.

Foi catalogada no Anuário Brasileiro de Artes Plásticas "Consulte", edições 2003/2004; no Anuário Arte e Artista 2004 e nos livros "Personalidades de Anápolis" e "São Paulo 450 Anos" de 2004.

Possui obras em diversas coleções particulares no Brasil e no Exterior e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp