O "empoderamento" da mulher

Opinião
28/02/2008 16:17

Compartilhar:


Em todo o mundo, as mulheres obtiveram muitas conquistas: o direito ao voto, leis de proteção e combate à violência doméstica, licença maternidade, entre outras. Mas, ainda temos que avançar muito em termos de igualdade e liberdade.

Somos a maioria, mas ocupamos em proporção inversa os espaços de comando e destaque na vida política e profissional. Mesmo que a mulher relute em entrar para a política, pois muitas preferem se dedicar integralmente à família, é fundamental que tenha condições de participar das tomadas de decisão em nosso país, participando das discussões na comunidade, nos partidos políticos e votando de maneira consciente.

Neste mês de março, quando se comemora no dia 08, o Dia Internacional da Mulher, devemos chamar a atenção para o "empoderamento" feminino: somos 66.090.217 eleitoras e representamos, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE/2008), 51,74% do eleitorado brasileiro. Somente no Estado de São Paulo, a mulher supera a média nacional, mais de 14milhões de eleitoras que correspondem a 51,93%.

Na contramão desses números, temos apenas uma média de 9% de mulheres no quadro político. No ranking internacional de ocupação dos espaços de poder, as mulheres já conquistaram patamares muito superiores ao do Brasil: na Ruanda 48,8% do parlamento é feminino, na Suécia há 45,3% de mulheres no comando do país e a Argentina tem 35%.

Apesar das profissionais preencherem em torno de 45% dos postos de trabalho no país, uma minoria ocupa cargos de chefia, em geral, com salários menores que os cargos masculinos. Além disso, quase um quarto das famílias brasileiras são chefiadas por mulheres.

Esses números revelam uma disparidade, pois causam desequilíbrio na representatividade política e resultam na falta de ações públicas voltadas para a mulher. Acredito que o voto é extremamente importante e que a escolha das mulheres pode, ou deveria ter o poder de definir uma eleição. É fundamental que a mulher tenha consciência do "empoderamento" feminino e participe com consciência da esfera pública, atuando ao lado do homem na luta social, cultural, política e econômica para transformar o nosso país.



*Haifa Madi é deputada estadual e Coordenadora do PDT no Litoral Paulista

alesp