Frente contra o crack debate internação compulsória


26/08/2011 11:04

Compartilhar:


Deputados da Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas vão debater a internação compulsória de dependentes de drogas no próximo dia 31/8, a partir das 14h, no plenário Franco Montoro, da Assembleia Legislativa de São Paulo.

A frente parlamentar convidou o secretário de Assistência Social da cidade do Rio de Janeiro, Rodrigo Bethlem, que vem implementando a medida naquela cidade, para fazer um relato sobre a experiência.

Adotada em 31 de maio passado, a internação compulsória já tirou das cracolândias cariocas 101 crianças e adolescentes. Destas, 53 foram diagnosticadas como dependentes de drogas e internadas.

O município mantém quatro centros de tratamento. Aos críticos da medida, o secretário responde que 80% das crianças acolhidas já perderam os vínculos familiares, sendo necessário que o Estado assuma a tarefa.

Para o deputado Donisete Braga (PT), coordenador da Frente, é fundamental discutir o tema em São Paulo, onde proliferam as cracolândias. Para o encontro, foram convidados representantes da secretaria Estadual de Saúde, prefeitura de São Paulo, Coordenadoria de Álcool e Drogas da secretaria Estadual de Justiça, Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas, Ministério Público e Universidade Federal de São Paulo.

Por outro lado, a frente parlamentar, informou ele, vem fazendo um levantamento para detectar o avanço do crack e outras drogas nos municípios paulistas. Os dados devem ser divulgados brevemente.



dpbraga@al.sp.gov.br

alesp