São Paulo do próximo século - OPINIÃO

Arnaldo Jardim
07/12/2000 15:30

Compartilhar:


Nesta semana entreguei ao presidente da Assembléia Legislativa, na condição de relator geral do Fórum São Paulo Século XXI, uma proposta de documento que deverá ser examinada e receber emenda dos parlamentares para posterior aprovação do texto final, em fevereiro de 2001.

O objetivo do Fórum é traçar uma proposta estratégica de desenvolvimento para o Estado de São Paulo e nesse processo foi envolvida toda a sociedade paulista, no que já considero como uma grande vitória. Conseguimos engajar talentos, despertar vontades e fazer do Fórum uma iniciativa que diminuiu a distância entre o legislativo e a sociedade e colaborou no sentido de fortalecer a sua credibilidade e legitimidade. Isso é indispensável para o bom exercício da função legislativa.

Estivemos reunidos durante meses, para estabelecer esta nova visão estratégica para o Estado de São Paulo. Hoje nós sabemos que só assim se poderá definir uma visão estruturada e auto-sustentada de desenvolvimento, uma vez que não existe mais o Estado que centralizava e planejava o desenvolvimento.

A visão que rege todo o documento é uma visão calcada em uma "Sociedade do Conhecimento", na qual a ignorância se revela como a mais sórdida das condições e como a mais escura da prisões. A estratégia fundamental buscada ao longo de todo este texto é o enfrentamento dessa situação, com a democratização do conhecimento e com a melhoria do acesso do conjunto da sociedade às oportunidades. Essa é a essência filosófica da reflexão realizada e que pretendemos traduzir nas políticas concretas sugeridas.

Ao longo de toda a sua estrutura, o texto incorpora também um outro conceito básico: a busca de formulação de uma estratégia que independa das variáveis conjunturais e políticas. Isso, para que ele possa apontar um conjunto de referências necessárias passíveis de planejamento de longo prazo para orientar a ação da administração pública e da iniciativa privada, incorporando no processo a indispensável visão social do desenvolvimento.

Ele traz ainda propostas concretas como a de criar um quadro burocrático estatal cada vez mais qualificado e profissionalizado, variáveis fundamentais para o cumprimento do planejamento de longo alcance e da estabilidade institucional almejada.

Cria também, a partir da definição estratégica, um índice de responsabilidade social que irá mensurar e monitorar esta visão estruturada de desenvolvimento auto-sustentado nos aspectos social, político e econômico, fixando parâmetros, estabelecendo comparações e aprimorando políticas públicas.

O texto entregue deve ser agora aperfeiçoado e após sua formatação final passaremos a enfrentar o desafio maior e sem o qual nada terá sentido: a incorporação dessas conclusões no dia a dia da nossa sociedade para que elas se transformem, de fato, num novo paradigma para o desenvolvimento do Estado de São Paulo.

Arnaldo Jardim é deputado estadual e presidente estadual do PPS, engenheiro civil, ex-secretário da Habitação e relator Geral do Fórum São Paulo Séc. XXI

alesp