Audiência debate mudanças no atendimento em HCs


09/03/2004 16:20

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Fausto Figueira

A Comissão de Saúde e Higiene do legislativo paulista realiza nesta terça-feira, 9/3,às 15 horas, no Plenário José Bonifácio da Assembléia Legislativa, audiência pública para tratar da mudança da sistemática no atendimento ambulatorial do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP, e do Hospital das Clínicas da Universidade de Medicina da Unicamp. A audiência é uma iniciativa do deputado Fausto Figueira (PT), membro efetivo da comissão.

O HC de São Paulo, o maior hospital da América Latina com 1,5 milhão de atendimentos ambulatoriais por ano, pretende eliminar o atendimento de casos simples, restringindo as consultas a pacientes encaminhados por Unidades Básicas de Saúde de São Paulo ou com encaminhamento de outros hospitais. Com as mudanças propostas, os pacientes não poderão marcar suas consultas por telefone. O mesmo tipo de alteração está sendo discutido pela administração do HC de Campinas.

Foram convidados a participar da sessão o secretário municipal de Saúde de São Paulo, Gonzalo Vecina Neto; a secretária de Saúde de Campinas, Maria do Carmo Cabral Carpintério; o superintendente do HC da USP, José Manoel de Camargo Teixeira; o superintendente do HC da Unicamp, Ivan Felizardo Contrera Toro; o ex-secretário municipal de Saúde de São Paulo, Eduardo Jorge; o coordenador da área da Saúde da Região Metropolitana da Grande São Paulo, Márcio Cidade Gomes; o diretor técnico da DIR XII de Campinas, Sérgio Panico; o vice-presidente da Associação Brasileira de Hospitais Universitários e de Ensino, Olímpio José Nogueira Viana Bittar; e o membro do Conselho Estadual de Saúde - Segmento de Usuário, Elbert Rodrigues da Silva.

"A intenção da audiência é cobrar do Estado a estruturação dessas mudanças, como ajuda financeira para reforçar o atendimento básico, equipar adequadamente as unidades, garantir equipes médicas e viabilizar as transferências", informa Figueira.

Os hospitais são subordinados à Secretaria Estadual de Saúde e devem seguir os princípios de hierarquização e regionalização do SUS.

ffigueira@al.sp.gov.br

alesp