Vetado projeto que beneficia clientes de bancos


12/11/2002 16:41

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

O Projeto de Lei 806/99, que amplia o horário de atendimento bancário para oito horas diárias, de autoria do deputado Vanderlei Siraque (PT), foi vetado pelo governador do Estado de São Paulo.

O veto do é baseado no fato de que legislar sobre área financeira não é competência da Assembléia Legislativa, mas do Congresso Nacional. Para Siraque, o governador cometeu um grande erro, pois o projeto legisla sobre os direitos dos consumidores, que também é de competência do Estado. "O veto não tem lógica. O que houve na verdade é que os tucanos, mais uma vez, cederam à pressão dos banqueiros em detrimento do interesse da população do Estado", declara o deputado.

25 mil novos empregos

Hoje, a maioria dos bancos fica aberta diariamente por seis horas e este curto espaço de tempo é um dos fatores que causam as grandes filas. "O objetivo da proposta é tornar o atendimento ao público digno, especialmente para os consumidores de menor poder aquisitivo, que ficam horas na fila e nem sempre conseguem ser atendidos", diz o parlamentar.

Além de melhorar a qualidade do atendimento, afirma Siraque que a proposta cria 25 mil novos empregos, pois com a ampliação do horário de atendimento os bancos têm de contratar mais gente para trabalhar em um outro turno.

A Assembléia Legislativa ainda pode derrubar o veto e obrigar o cumprimento da lei. No mês de setembro, os 94 deputados estaduais aprovaram, por unanimidade, a ampliação do horário de atendimento bancário. "Vamos conversar com as lideranças dos outros partidos para derrubar o veto e reverter a posição do governador em prol dos cidadãos do Estado de São Paulo", finaliza o deputado.

alesp