PM da região de Bauru recebe motos e avião


07/10/2005 19:35

Compartilhar:


O secretário da Segurança Pública do Estado, Saulo de Castro Abreu Filho, e o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Elizeu Éclair Teixeira Borges, entregam neste sábado, 8/10, 21 motocicletas modelo Yamaha 225, para a PM de 14 municípios da região. A informação é do deputado estadual Pedro Tobias (PSDB), que deverá prestigiar a solenidade de entrega das motos, a partir das 11 horas, na Base de Rádio Patrulha Aérea, que fica na avenida Odilon Braga, S/N, Vila Aviação.

De acordo com o deputado, as 21 motos serão entregues para os municípios de Bauru (4); Lençóis Paulista (1); Marília (3); Bastos (1); Jaú (1); Bariri (1); Barra Bonita (1); Dois Córregos (1); Ourinhos (2); Santa Cruz do Rio Pardo (1); Assis (1); Cândido Mota (1); Tarumã (1) e Lins (2). "As motocicletas são veículos importantes para agilizar o atendimento à população e ajudar a polícia no patrulhamento diário", ressalta Pedro Tobias.

Além das 21 motocicletas, o governo do Estado também irá entregar uma aeronave de asa fixa para utilização em operações especiais em todo o Interior. O avião, modelo Cessna, vai servir de apoio aos oito Comandos de Policiamento do Interior, com o controle e planejamento das ações centralizadas na base local da Polícia Militar.

Para o deputado Pedro Tobias, a escolha de Bauru para sediar o planejamento das operações no interior tem relação com a posição geográfica. "Estamos na região central e o deslocamento para grandes distâncias em operações especiais pode ser melhor coordenado por Bauru. É um atendimento policial regional e em todas os setores do Estado, com cobertura ampla. Acho que será um bom apoio no combate ao roubo de gado, por exemplo, e também nas rodovias", avalia.

O coronel Daniel Barbosa Rodrigueiro, comandante do CPI-4 de Bauru, disse que o avião vai ficar no hangar da PM na cidade, de onde vai ser acionado para atuar em todas as regiões do Estado. Segundo Rodrigueiro, a aeronave terá uma equipe com piloto e co-piloto disponíveis para as mais diversas atividades de apoio ao policiamento em situações não emergenciais e missões especiais. "O helicóptero da PM continua no hangar com outra equipe. Mas o piloto desta equipe também pode estar habilitado para a aeronave de asa fixa se houver necessidade", diz o comandante do CPI-4 de Bauru.

Para a PM, o avião terá a função de colaborar na inspeção da malha rodoviária, sobretudo na avaliação de circulação de veículos em congestionamentos de retorno para o Interior nos feriados, além da identificação de acidentes, localização de veículos envolvidos em ações criminosas ou com características suspeitas. O avião também servirá para o monitoramento de pesca ilegal e ao patrulhamento da área rural, além de ser instrumento para coibir o uso indevido de dragas em rios, invasão de áreas nativas e proteção de hortos florestais", acrescenta o coronel Rodrigueiro.



ptobias@al.sp.gov.br

alesp