Ponte sobre o Tietê pode receber nova denominação


23/10/2002 16:33

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

O deputado Pedro Tobias ainda apresentou projeto de lei na Assembléia Legislativa de São Paulo sugerindo que o nome de "Victório Maniero" seja dado à ponte que liga os municípios de Barra Bonita e Igaraçu do Titê. A solicitação foi encaminhada ao deputado pela assessoria do vereador Norival Gomes Ruiz (PTB), de Igaraçu do Tietê.

Com essa propositura, o deputado Pedro Tobias disse que "deseja prestar uma justa homenagem a quem deixou vários exemplos edificantes para a comunidade local".

Victório Maniero nasceu no dia 5 de abril de 1915, em Piracicaba, filho de Pedro Maniero e Rosa Cerchiaro, ambos imigrantes italianos da cidade de Pádua, que se conheceram no Brasil, casaram e tiveram seis filhos.

Filho caçula, Victório Maniero trabalhou desde cedo na agricultura, em lavouras de algodão e café. Já adulto, abriu um armazém de secos e molhados na zona rural. Nesta época já se encontrava casado com Tereza Grim, com quem teve três filhos : José, Pedro e Leonilda.

Em 1952, Victório Maniero mudou-se com a família para o então distrito de Igaraçu do Tietê, em Barra Bonita, estabelecendo lá a primeira padaria. Com seu dinamismo, engajou-se, junto com a comunidade local, no movimento de emancipação político-administrativa de Igaraçu do Tietê, fato que ocorreu em 1953.

Victório Maniero foi eleito vice-prefeito do novo município no período de 1958 a 1962, devido a sua honestidade, trabalho e dedicação às pessoas mais humildes.

Acometido por séria doença, morreu em 6 de setembro de 1998, aos 83 anos de idade.

No projeto de lei enviado à Assembléia Legislativa de São Paulo, o deputado Pedro Tobias faz questão de ressaltar que "Victório Maniero era muito querido pela comunidade local e, no desempenho de sua profissão, tratava a todos com muito carinho e respeito".

alesp