Mauá : registro máximo de investimentos

Município superou até o Estado no quesito
31/10/2002 16:11

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

O deputado estadual Donisete Braga (PT), autor da lei que permite ampliação das indústrias do pólo petroquímico, comemorou o resultado da pesquisa realizada pela Fundação Seade que aponta o município de Mauá como o recordista na atração de investimentos na Grande São Paulo. Relativa ao primeiro semestre, a pesquisa mostra que, em comparação ao mesmo período de 2001, Mauá teve 5.682,7% a mais de investimentos anunciados e supera até mesmo o próprio Estado de São Paulo neste quesito.

"O Estado de São Paulo teve redução de 55% nos investimentos anunciados; a capital de 70% ; Mauá foi a grande surpresa na pesquisa Seade e isso é resultado do trabalho sério e dinâmico que o prefeito Oswaldo Dias e sua equipe vêm empreendendo no sentido de atrair novos investimentos para o município", salientou Donisete Braga.

30 mil novos empregos

Otimista quanto ao desenvolvimento do Grande ABC, o deputado enfatizou que a Lei 11.217/02, que permite ampliação das indústrias do pólo, animou empresários e está abrindo novas perspectivas de investimentos.

Como reflexo da nova legislação, as empresas do pólo petroquímico de Capuava anunciam que cerca de US$ 1 bilhão deverão ser destinados à ampliação das indústrias nos próximos dez anos. A Petroquímica União, segundo o deputado, já anunciou ampliação de sua capacidade de investimentos de 30 a 40% e, para tanto, os investimentos serão da ordem de US$ 100 a 120 milhões. Para Donisete Braga, toda a região do ABC deverá ser beneficiada, já que a perspectiva é de criação de 30 mil novos empregos nos próximos anos.

Segundo a Fundação Seade, os investimentos anunciados em Mauá, no primeiro semestre, foram de U$ 257,33 milhões contra U$ 4,45 milhões em 2001; só na indústria foram U$ 183,66 contra U$ 1,20 milhão no ano passado. "É uma notícia que nos traz grande satisfação. Mostra que estamos no caminho certo", diz Braga.

alesp