Parlamentar adere à campanha Homens pelo fim da violência contra as Mulheres


25/11/2008 11:16

Compartilhar:


O deputado Hamilton Pereira (PT) aderiu esta semana à campanha "Homens pelo fim da violência contra as Mulheres". A campanha foi criada em fevereiro deste ano, pela Organização das Nações Unidas (ONU), para mobilizar a população masculina em torno do problema. O Brasil, através da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, lançou a campanha em 31/10 e tornou-se o primeiro país a aderir à campanha da ONU.

O deputado incluiu sua assinatura digital no site www.homenspelofimdaviolencia.com.br e afirmou que este ato veio "simbolizar seu comprometimento com o enfrentamento à violência contra as mulheres". Também já manifestaram sua adesão o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes; o presidente do Congresso Nacional, Garibaldi Alves; o presidente da Petrobrás, Sérgio Gabrielli; o presidente da OAB Nacional, Cezar Britto; e o ex-jogador da Seleção Brasileira de Futebol, Raí.

O site, segundo a Secretaria é a principal ferramenta da campanha e tem o objetivo de buscar a adesão dos homens pela implementação integral da Lei Maria da Penha (11.340/06) e pela efetivação de políticas públicas que visam o fim da violência contra as mulheres. Segundo a Ministra Nilcéia Freire, "a violência contra as mulheres é um problema da sociedade, das famílias, dos filhos e dos jovens".

A coleta de assinaturas masculinas será reforçada com ações, para garantir mais adesões de homens também no formato impresso. Os dados dos folhetos serão convertidos para a listagem digital. A arrecadação de assinaturas de homens será encerrada no dia 5 de dezembro, quando o presidente Lula enviará eletronicamente as assinaturas dos homens brasileiros para o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon. O ato de envio será um dos marcos do primeiro ano do Dia Nacional de Luta dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres (6/12), cuja data foi instituída no ano passado.

O documento também obteve a adesão do presidente do PT de Sorocaba, Paulo Henrique Soranz, que assumiu o compromisso, ainda, de estimular os homens filiados ao Partido a aderirem à campanha.



hpereira@ap.sp.gov.br

alesp