Telma de Souza

Deputados eleitos em outubro/2010
20/12/2010 18:24

Compartilhar:


Pedagoga e advogada, Telma de Souza (PT) é pós-graduada em psicologia da Educação pela PUC/SP, com extensão universitária na Inglaterra e estágio na Alemanha. Concluiu mestrado em Saúde Pública e é professora de Políticas Públicas, em Santos.

Sua base eleitoral são o litoral paulista e Vale do Ribeira. Já exerceu mandato na Assembleia Legislativa, eleita em 1986, interrompido em 1988, quando assumiu a prefeitura de Santos.

Telma de Souza, uma das fundadoras do PT nacional e de Santos, iniciou sua luta política pela redemocratização do país e no movimento dos professores na Baixada Santista, na Apeoesp. Foi eleita vereadora, pela primeira vez, em 1982.

Durante seu mandato, deve atuar em diversas áreas, como na defesa da criança e do adolescente, cultura, direitos humanos, saúde e educação. Como educadora, defende educação pública de qualidade e valorização dos profissionais da área.

Telma atuará ainda em defesa dos investimentos portuários e da instalação de Zona de Processamento de Exportação " ZPE na região do Porto de Santos.

Para Telma, é fundamental é o compromisso como o eleitor. "Nestes quase trinta anos de vida pública, é isto que tem sido o norte do nosso trabalho: a atenção para com a população".

O principal problema que vê no Estado é a necessidade de mais autonomia para as regiões metropolitanas, e a seguir, a saúde, principalmente a mortalidade infantil na Baixada Santista.

Telma de Souza destaca em sua trajetória política ações em defesa de uma sociedade mais justa e solidária. Obteve 90 mil votos em 2006, sendo ainda hoje a primeira suplente na Câmara Federal. Em 2008, tornou-se a vereadora mais votada na história de Santos e, proporcionalmente, do Brasil.

alesp