Censo para pessoas com deficiência


14/04/2011 17:35

Compartilhar:


O deputado Rafael Silva (PDT) reapresentou projeto de lei que dispõe sobre a obrigatoriedade da realização de censo das pessoas com deficiência no Estado. O projeto ainda determina que o censo deve ser realizado com intervalo máximo de três anos, devendo o primeiro ter início no 1º dia útil do ano subsequente à aprovação do projeto.

"A realização de um censo, avalizado pelo governo, deve traçar o perfil e o quadro socioeconômico deste importante segmento da sociedade, que ainda é bastante desconhecido. Embora a pessoa com deficiência necessite de atenção e cuidados especiais, muitas vezes encontra-se isolada e esquecida, muito além do olhar da sociedade. Essa população encontra-se afastada do universo, do conhecimento e do trabalho, privada de atendimento de saúde adequado, ou seja, muitas pessoas com deficiência vivem excluídas de uma vida digna, saudável e produtiva", afirmou o deputado Rafael Silva.

Para o parlamentar, "realizar um censo para mensurar as pessoas com deficiência é um marco fundamental para a população e quiçá, seguido por demais unidades da federação, ou ainda pelo governo federal. Um censo com rigor científico e metodológico garantirá precisão e riqueza de detalhes que propiciarão melhor estrutura de apoio ao governo estadual, que poderá traçar mais políticas públicas que deverão nortear o atendimento da pessoa com deficiência, a fim de garantir a ampla fruição de direitos, tal qual garantido nos diplomas legais nacionais".



rsilva@al.sp.gov.br

alesp