Exposição na Assembléia revela nova fisionomia de Berlim

Maquetes, painéis e recursos virtuais mostram o desenvolvimento urbanístico da cidade-símbolo da reunificação alemã
24/08/2001 22:31

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

A partir desta segunda-feira, 27/8, o Hall Monumental da Assembléia Legislativa abrigará a exposição Nova Berlim - Cidade para o Século XXI, patrocinada pelo consulado alemão em São Paulo, com o apoio do Legislativo paulista. Através de painéis, maquetes e animações computadorizadas e virtuais, a mostra pretende dar uma idéia do recente desenvolvimento urbanístico da cidade que, desde a queda do "Muro da Vergonha", em 1989, tornou-se o símbolo da Alemanha reunificada.

O evento será aberto às 19h, em solenidade que contará com a presença do presidente da Assembléia, deputado Walter Feldman, do cônsul geral da Alemanha, Dieter Zeisler, e do ex-senador por Berlim Volker Hassermer, diretor-presidente da Sociedade Parceiros para Berlim, organizadora da mostra. Na terça-feira, o arquiteto Axel Schultes, autor do projeto do novo prédio da Chancelaria do governo alemão, fará palestra no auditório Teotônio Vilela, às 20h.

De 28 de agosto a 30 de setembro, a exposição estará aberta ao público, com entrada gratuita. Através de 49 painéis, 10 modelos arquitetônicos, duas maquetes e dois paredões com sistema de exposição Clic, o espectador poderá conhecer a influência sobre o perfil urbano berlinense da efervescência social detonada pela queda do muro e pelo choque cultural decorrente do encontro entre o Leste e o Oeste da Europa. Hoje, Berlim ocupa a quarta posição entre as cidades que mais recebem turistas no mundo.

O quê: Exposição Nova Berlim - Cidade para o Século XXI

Onde: Hall Monumental da Assembléia Legislativa de São Paulo

Quando: de 28 de agosto a 30 de setembro

Entrada gratuita

Na segunda-feira, 28/8, às 10h, o cônsul Dieter Zeisler dará entrevista coletiva no Hall Monumental da Assembléia Legislativa

alesp