Século XX, o Século do Petróleo


30/10/2003 15:53

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Hamilton Pereira

Durante a Sessão Solene realizada na Assembléia Legislativa de São Paulo em comemoração aos 50 nos da Petrobrás, na manhã de quarta-feira, 29/10, o diretor de gás e energia da empresa, Ildo Sauer, afirmou que o Século XX foi o Século do Petróleo. Segundo ele, a era da utilização do petróleo como fonte de energia marcou a segunda revolução industrial.

A sessão solene -- iniciativa dos deputados Hamilton Pereira, Beth Saão, Fausto Figueira, Sebastião Arcanjo, Simão Pedro e Vicente Cândido, do PT -- reuniu cerca de cem pessoas no Plenário Juscelino Kubitschek da Assembléia Legislativa. Além de Ildo Sauer, também compuseram a mesa da sessão o gerente executivo de exploração e produção internacional, João Carlos Araújo Figueira, o gerente geral da refinaria de Paulínia, Vadilson Moreira, e o coordenador de comunicação da CUT Nacional, Antônio Carlos Spis.

O sindicalista, que iniciou sua militância entre os petroleiros, afirmou que muitas das greves dos trabalhadores na década de 80 foram em defesa da própria Petrobrás. "E hoje gostaríamos de propor que a empresa volte a sua lucratividade para o conjunto da sociedade", afirmou.

Ildo Sauer, um grande colaborador da bancada do PT na Assembléia Legislativa na discussão da crise energética, também afirmou que "mais do que buscar petróleo, mais do que transformá-lo, a missão da Petrobrás tem sido buscar soluções energéticas que representam soluções sociais para as necessidades concretas do povo brasileiro". O diretor também disse que "não poderia deixar de reconhecer o simbolismo da presença de Spis, que liderou uma das mais históricas passagens dos trabalhadores da Petrobrás em defesa do futuro da empresa, nesta homenagem pelos seus 50 anos".

Por sua vez, o deputado Hamilton Pereira, presidente da sessão, destacou o fato de a Petrobrás, "além de ser a 15a maior empresa do mundo, tem dado exemplo de trabalho em parceria com a comunidade e de preservação do meio ambiente". A empresa, que na gestão do Governo Lula teve intensificou o seu pilar da responsabilidade social, é líder em tecnologia de exploração em plataformas marítimas e detém hoje 98% da produção, do refino, da importação e do transporte de petróleo, além de fornecer 88% do produto consumido no Brasil.

Além dos cerca de 15 deputados que prestigiaram a solenidade, diversas entidades e lideranças da região de Sorocaba participaram do evento. Estiveram presentes o vereador de Sorocaba, Gabriel Bitencourt (PT), o gerente do entreposto Sorocaba da Ceagesp, Carlos Roberto de Gáspari, diretores do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Vestuário de Sorocaba e Região, membros das Cooperativas de Catadores de Recicláveis de Sorocaba e Capão Bonito e diretores do Centro de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento, Emprego e Cidadania de Sorocaba.

hpereira@al.sp.gov.br

alesp