Projeto de Engler incentiva responsabilidade social das empresas


24/11/2000 16:35

Compartilhar:


De acordo com informações do líder do PSDB na Assembléia Legislativa, deputado Roberto Engler, no Brasil, durante os últimos anos, empresas começaram a despertar para um novo tipo de relacionamento com a comunidade e o ambiente em que atuam. Além de buscar atingir seus objetivos econômicos e mercadológicos, líderes empresariais inseriram em suas agendas a chamada responsabilidade social, um exercício permanente de ações voltadas a assegurar aos cidadãos os seus direitos mais elementares, como educação, saúde, habitação, cultura, lazer e segurança.

A tendência mundial, e aqui o Brasil provavelmente vai seguir a regra, é o aumento da adesão das empresas a essa nova cultura. Tanto que já se discute, em nível internacional, a criação de um Certificado de Qualidade (ISO) para o aspecto social das empresas.

Na avaliação do deputado, o poder público deve estar atento a esse movimento. "O legislador deve ter sensibilidade e criar incentivos para que essa nova cultura do meio empresarial encontre respaldo na sociedade", afirma. Foi com essa motivação que o deputado apresentou, na Assembléia Legislativa, projeto de resolução que cria o Certificado Responsabilidade Social - RS para as empresas paulistas.

O Balanço Social como instrumento de avaliação. A proposta de Engler é certificar empresas e entidades sediadas no Estado que desenvolvam atividades de responsabilidade social. O Certificado, de acordo com o projeto, será conferido anualmente pela Assembléia Legislativa às empresas e entidades que divulgarem seu Balanço Social, "o melhor instrumento de avaliação da atividade social desenvolvida pela instituição", explica Engler.

No Balanço Social, as empresas e entidades devem apresentar dados que identifiquem o perfil de sua atuação social, tanto a que é voltada para o público interno (qualidade da relação com os empregados, cumprimento de cláusulas sociais, participação dos empregados nos resultados econômicos) quanto a atuação voltada para o público externo (forma de interação da instituição com a comunidade e meio ambiente).

Ainda segundo o projeto, a Assembléia Legislativa deve tornar pública a relação das empresas que apresentarem o Balanço Social e, com isso, passarem a ser detentoras do Certificado de Responsabilidade Social. O deputado Roberto Engler acredita que essa medida contribui para tornar o Certificado um valor agregado à imagem de marca das empresas e instituições. "A idéia é estimular uma concorrência saudável entre as empresas pela busca do Certificado e de toda a publicidade positiva que ele pode gerar".

Troféu para os melhores. Além da criação do Certificado, a proposta de Engler prevê a entrega do Troféu Responsabilidade Social para os projetos de maior destaque desenvolvidos pelas empresas certificadas. "O Troféu é mais um estímulo à divulgação das experiências positivas na área da responsabilidade social", explica o deputado.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Roberto Engler - 3886-6625/6647)

alesp