Sistema Sem Parar pode reduzir tarifa para usuários de balsas entre Santos e Guarujá


01/06/2005 11:33

Compartilhar:


A Secretaria de Estado dos Transportes, atendendo indicação do 1º secretário da Assembléia Legislativa, deputado Fausto Figueira (PT), vai realizar estudos sobre a instalação do sistema Sem Parar nas balsas que operam na Baixada Santista. Além de facilitar a passagem de veículos, esse sistema possibilita a redução da tarifa para usuários habituais.

"Para os trabalhadores de Santos e Guarujá, por exemplo, que utilizam diariamente o serviço de balsas, pode ser uma excelente notícia", disse Figueira, ao receber a informação do secretário Dario Rais Lopes, na tarde de terça-feira, 31/5, na sede da secretaria.

Atualmente, as tarifas são de 7 reais para automóveis e camionetes durante a semana e de 10,40 reais nos fins-de-semana. "Vamos ver se é possível baratear o custo para quem usa o serviço no dia-a-dia", explicou Lopes. O secretário informou que a Dersa - Desenvolvimento Rodoviário S/A, empresa vinculada à secretaria e presidida por ele, está contratando o Instituto de Pesquisas de A Tribuna (IPAT), de Santos, para realizar "uma pesquisa de origem e destino com usuários de balsas, barcas e catraias da Baixada Santista".

Segundo o secretário, além de determinar a quantidade de usuários habituais das balsas, outro objetivo da pesquisa será possível criação de linhas aquaviárias, igualmente atendendo indicação de Figueira.

O secretário atendeu mais dois pedidos do deputado: a instalação de outro posto do Sem Parar na pista ascendente da Imigrantes e a realização de estudos para reduzir o preço da tarifa da ponte rodoviária São Paulo-Santos.

Sobre esta última, Figueira entregou ao secretário bilhetes de tarifas de ônibus das linhas São Paulo-Sorocaba e São Paulo-Santos. O primeiro apresentava o custo de 10,02 reais para um trajeto de 96 quilômetros, excluídos os gastos com pedágio, seguro e tarifa de embarque. Já o segundo mostra custo de 11,08 reais para percurso de 75,8 quilômetros.

O secretário dos Transportes acolheu também a solicitação do deputado de estudar uma solução para os usuários do serviço de lanchas que fazem a travessia Guarujá-Santos e são obrigados a subir e descer dois lances de escadas antes do acesso às lanchas.

ffigueira@al.sp.gov.br

alesp