Índice de reeleição passa de 55% na Assembléia paulista


09/10/2002 13:25

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

Em 2002, 79 deputados estaduais tentaram a reeleição. As urnas reconduziram ao Palácio 9 de Julho 52 deles. Isso significa que, em relação ao total de cadeiras (94), o índice de reeleitos foi de 55,3%; considerando apenas os candidatos a mais um mandato parlamentar, 65,8% deles foram bem-sucedidos.

Em comparação com o pleito de 1998, o número de reeleitos aumentou. Naquele ano, 80 deputados estaduais se candidataram à reeleição, e 47 tiveram êxito na obtenção de novo mandato. Isso representa um índice de 50% em relação ao total de parlamentares (94) e de 58,7% se considerados apenas os que buscaram nas urnas novo mandato no Parlamento paulista.

A posse dos deputados eleitos, em março do ano que vem, trará, entre outras novidades, a inclusão de dois partidos que não elegeram representantes em 1998: o Partido Trabalhista Nacional (PTN) e o Partido Geral dos Trabalhadores (PGT) elegeram um deputado cada.

Além disso, o Partido Verde, que elegeu um deputado em 1998 - número que se manteve inalterado ao longo de toda a legislatura - terá, a partir de 2003, cinco parlamentares. A bancada do PV cresceu, portanto, cinco vezes. O Partido Republicano Progressista (PRP) reelegeu em 2002 Zuza Abdul Massih, mantendo sua bancada inalterada em número e nome.

Base de comparação

A avaliação das mudanças nas bancadas partidárias na Assembléia paulista resulta em revelações diferentes, dependendo de se tomar como base de comparação o número de deputados que cada partido elegeu em 1998 ou a configuração atual, diferente da inicial porque diversos parlamentares trocaram de partido ao longo do mandato.

Veja-se o caso do Partido da Reedificação da Ordem Nacional, que, ancorado na expressiva votação da candidata Havanir Nimitz, terá bancada de quatro deputados em 2003. Em relação ao número de deputados que elegeu em 1998 - três -, o Prona aumentou sua bancada em apenas um parlamentar. Os deputados eleitos pelo partido naquele ano estão atualmente no PFL (um) e no PL (dois).

alesp