Valores e sandálias havaianas

OPINIÃO - Duarte Nogueira*
30/10/2002 16:55

Compartilhar:


Finalizada a apuração dos votos à sucessão paulista, o resultado confirmou o que as pesquisas já indicavam há algum tempo: o governador Geraldo Alckmin foi reeleito com a preferência de 12 milhões de eleitores e 58% dos votos válidos. Além de consagradora, foi uma vitória emblemática. Mário Covas, o saudoso espanhol de sangue quente, deve estar satisfeito com o seu "craque" e acertou na mosca ao escalar o então deputado federal Geraldo Alckmin para ser seu vice na difícil tarefa de governar São Paulo.

Alckmin sempre foi um fiel seguidor de Mário Covas. Herdou do grande líder o hábito de acompanhar as contas do Estado todos os dias e o de cobrar ações imediatas e eficazes de seus secretários. No último um ano e meio, deu continuidade ao programa de governo implementado pelo saudoso governador, mas também inovou com ações principalmente nos setores sociais. Criou o Renda Cidadã, que oferece uma ajuda financeira de R$ 60 a famílias carentes, o programa Profissão, que concede bolsas de estudos no Senac a jovens do Ensino Médio, ampliou o Banco do Povo paulista, os investimentos em Segurança Pública, transportes, sem tirar os olhos do equilíbrio nas contas do Estado.

Independente do efeito das ações administrativas, o resultado das urnas também foi uma vitória de valores. O governador Alckmin tem a invejável capacidade de desprezar as dificuldades porque para ele a busca de soluções lhe é mais importante. Alckmin não reclama, procura resolver. Não promete, apenas anuncia o que tem a absoluta certeza de que é possível fazer.

Além disso, conserva aqueles valores que recebemos de nossos pais: o respeito ao próximo, a obrigação de cumprir a palavra empenhada e o compromisso de fazer o melhor pelas pessoas. E isso o governador sempre fez questão de lembrar, ao invocar os ensinamentos do pai, o veterinário Geraldo, já falecido, e de quem guarda um bilhete já amarelado na carteira, com uma mensagem que inspira tranqüilidade para dar às coisas a devida importância.

Alckmin já foi prefeito e vereador de cidade do interior e conhece as necessidades dos municípios, fala a linguagem da população. Os prefeitos têm dito que nunca as cidades receberam tantos recursos como nos últimos sete anos e meio. Um trabalho de formiga, sem publicidade, mas que foi reconhecido. Não foi à toa que Alckmin foi o mais votado em 561 dos 645 municípios paulistas, superando até a votação de Lula, o presidente eleito, no Estado de São Paulo.

Terminado o processo eleitoral, a hora é de trabalho. E não há mágica para fazer um governo bom. O segredo é investir com responsabilidade, priorizar os setores sociais e administrar com ética e respeito pelo cidadão. Foram esses os princípios que Covas defendeu, que Geraldo Alckmin deu continuidade e que pesaram na hora em que o paulista definiu o voto. O recado das urnas foi bastante claro: um bom governador não precisa ser mágico, bastou fazer uma campanha de "sandálias havaianas", mas com compromissos sérios e valores nobres.

*Engenheiro agrônomo, 38, líder do governo na Assembléia Legislativa. Foi secretário de Estado da Habitação no governo Covas (95/96).

alesp