Região Metropolitana do Vale do Paraíba


07/05/2010 16:07

Compartilhar:


"Já existem todas as condições para criar a Região Metropolitana englobando os municípios do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira", disse o deputado Carlinhos Almeida (PT) nesta quinta-feira, 6/5, na Assembleia Legislativa. Carlinhos é autor de três projetos de lei complementar que, desde 2001, pretende transformar as cidades do Vale do Paraíba em Região Metropolitana. A última versão do projeto, de 2007, também foi assinada por todos os deputados da Frente Parlamentar em apoio aos municípios desta região

O deputado se referia ao levantamento que a Frente Parlamentar efetua para subsidiar e fortalecer o pedido ao governo do Estado de criação da Região Metropolitana. O levantamento será enviado à Secretaria de Economia e Planejamento até o final deste mês para apressar o parecer técnico que será encaminhado à Assembleia Legislativa para que a proposta seja votada.

"O estudo está sendo atualizado, porque nós já o fizemos quando apresentamos o Projeto de Lei. Falta o governo do Estado concluir os seus estudos, que já vêm se arrastando ao longo do tempo, necessários para que a Assembleia Legislativa possa dar andamento ao projeto", disse Carlinhos.

Conforme o deputado, para criar uma região metropolitana é preciso reconhecer que há uma grande integração social e econômica entre as cidades e, sobretudo, existir um processo de conurbação, em que as cidades crescem juntando-se umas com as outras.

"Isto é percebido claramente nas cidades de São José dos Campos, Jacareí e Caçapava; entre Pindamonhangaba, Taubaté e Tremembé, entre Aparecida, Guaratinguetá, Potim e Lorena e entre Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba.



carlinhos@carlinhos.org

alesp