Um terço dos jovens parlamentares está preocupado com a educação

Parlamento Jovem 2011
31/10/2011 21:13

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2011/pjok.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Partido teve 32 projetos inscritos; Habitação, Agricultura e Segurança Pública tiveram um projeto para cada



Educação é o partido majoritário no Parlamento Jovem 2011. O partido foi escolhido por 32 jovens, que revelam suas preocupações com a qualidade do ensino no Estado e no país, e com o futuro profissional dos jovens. A minoria ficou com os partidos da Habitação, da Agricultura e da Segurança Pública, que tiveram somente um deputado em cada uma das bancadas.

Os projetos do Partido da Educação tratam da inclusão de disciplinas, sobretudo relativas ao direito e à economia (direito constitucional e educação financeira ou econômica) e à educação ambiental. Também não escapou da meta dos estudantes o ensino superior, com projetos que instituem cursos pré-vestibulares, reforços para o vestibular e para o Enem e até modificam o cálculo da nota desse exame. A bancada da Educação mostrou ainda preocupação com inserção no mercado de trabalho, inclusão social e preservação do meio ambiente. Por isso apresentou projetos relativos a estágios ou escolhas profissionais; à acessibilidade de deficientes motores e visuais; e outro que institui disciplina relativa a energias renováveis nas faculdades de tecnologia.

O segundo na preferência dos estudantes é o Partido da Natureza, o que revela a preocupação com o futuro ambiental do Estado de São Paulo. Os projetos direcionam as ações em benefício do meio ambiente a programas educacionais e de conscientização, em sua maioria, além de projetos de reciclagem de materiais e reúso da água. Os projetos também se detém na posse responsável de animais e medidas de preservação de áreas florestadas e reflorestamento urbano.

O Partido da Saúde foi a terceira escolha dos jovens parlamentares. Dez projetos foram apresentados, e as doenças degenerativas e decorrentes da obesidade foram destaque entre os projetos, que instituem modos de prevenção. Também vale destacar o PL 90, que inclui vacinação contra o HPV no calendário de saúde do Estado de São Paulo. O papiloma vírus está relacionado ao câncer de colo de útero e a OMS recomenda a todos os países a inclusão de vacinação periódica em suas medidas de promoção de saúde.



Outros partidos



Com cinco integrantes, o Partido da Juventude busca apoiar o jovem em diversos aspectos de sua vida, como sua escolha profissional, integração à vida política e orientação multidisciplinar.

Os partidos da Defesa do Consumidor, do Emprego e da Cultura têm quatro deputados cada um, o do Esporte, três, e Habitação, Agricultura e Segurança Pública, um.

Entre os projetos, o PL 51, do Partido do Emprego, estabelece remuneração para os cargos políticos do Poder Executivo e do Poder Legislativo com base nos salários de mercado de funções executivas em grandes empresas. No Esporte, destaque para a acessibilidade nos aparelhos de ginástica e, na Defesa do Consumidor, isenção de pedágio de madrugada nas estradas estaduais.

O jovem parlamentar do Partido da Agricultura apresentou projeto que institui programa de alimentação regular; o da Habitação quer reserva de imóveis da CDHU para estudantes universitários; e o da Segurança Pública, leitura biométrica em todas as escolas paulistas.

Dos quatro projetos do Partido da Cultura, vale destacar o PL 3, que declara patrimônio cultural do Estado de São Paulo a Sociedade Musical Sant"Ana, de Pedreira. Fundada em 1893, a sociedade, que já é entidade de utilidade pública, atua até hoje como banda, escola de música e biblioteca musical.

alesp