Carlinhos Almeida promove reunião entre Secretaria de Segurança e comunidade de Jacareí


30/11/2000 17:54

Compartilhar:


Reunião, agendada pelo deputado Carlinhos Almeida (PT), com o secretário adjunto de Segurança Pública doEstado, Mário Papaterra Limongi, e representantes de diversos setores da comunidade de Jacareí, aconteceu na manhã desta quinta-feira, 30/11. Segundo o deputado, a reunião teve o objetivo de cobrar uma ação mais efetiva do governo do Estado em relação ao alto índice de violência naquela região e foi motivada pela mobilização da comunidade de Jacareí em torno de uma campanha contra a violência.

Carlinhos afirmou que a recente chacina de 10 jovens numa casa na periferia da cidade, a maior já registrada no Estado de São Paulo, foi o que desencadeou a ação da comunidade local. Estiveram presentes à reunião o atual prefeito de Jacareí, Benedito Sérgio Lencioni, o prefeito eleito da cidade, Marco Aurélio de Souza, o juiz titular da 1ª Vara Criminal de Jacareí, Marcos Alexandre Pagan, o presidente interino do Conselho Municipal de Segurança de Jacareí, Blaird Cardoso, o presidente da Câmara Municipal de Jacareí, Edson Aníbal Aquino Guedes, e o presidente da OAB de Jacareí, Azênio Rodrigues Chaves. De acordo com Carlinhos, "o principal objetivo da reunião foi sensibilizar o governo do Estado, através da Secretaria de Segurança, de que a violência é verdadeiramente um problema central nesta região. Muitas vezes percebemos uma certa descrença sobre a extensão da violência em Jacareí, assim como a que se apresenta em São José dos Campos, seja realmente tão grave quanto na capital, como lhes demonstramos". O deputado diz que, segundo pesquisa da Fundação Seade (1997), Jacareí teve 67,69 homicídios por grupo de 100 mil habitantes, mais do que a cidade de São Paulo, que atingiu índice de 54,76 homicídios a cada 100.000 habitantes. Comparando-se a uma cidade de porte semelhante, Jacareí (169.851 habitantes - Seade / 1999) - tem uma taxa de homicídio seis vezes e meia maior que Marília (188.658 habitantes - Seade / 1999) e 10,5 homicídios a cada 100.000 habitantes (Seade - 1997). Na mesma região, São José dos Campos também apresenta o alarmante índice de 46,7 homicídios/100.000 habitantes. São José, porém, conta com um agravante: segundo estudo da Secretaria Municipal de Saúde, a região sul da cidade, isoladamente, atingiu a taxa preocupante de 172,3 homicídios/100.000 habitantes, maior que a do Jardim Ângela, uma das mais violentas áreas da capital paulista. Para argumentar sua alegação de falta de investimento em segurança na região, Carlinhos apresentou ao secretário dados da própria Secretaria Estadual da Segurança, que demonstram que Jacareí possui 1 policial para cada grupo de 606 habitantes e São José, 1 para 700, números bem distintos de outras cidades como Santos (1 para 184), Campinas (1 para 293) e São Paulo (1 para 226). "A presença dos representantes máximos dos três poderes, e ainda da sociedade civil, através do CONSEG e da OAB, certamente contribuiu para dar ao secretário a real dimensão do problema, o que temos tentado fazer constantemente", afirma Carlinhos.

O parlamentar apresentou 23 emendas ao orçamento do estado para 2001 solicitando remanejamento de recursos para a área de segurança, justiça e combate à violência, num total R$ 96.660.000,00.

O secretário adjunto afirmou sua intenção de analisar os dados apresentados e esclareceu que está sendo realizado concurso público para o aumento do efetivo policial da região, e comprometeu-se a intensificar o policiamento na região.

Papaterra Limongi confirmou ainda que enviará representante para participar da manifestação agendada para o próximo dia 8 de dezembro, em Jacareí, em defesa da paz.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Carlinhos Almeida - 3886-6741/6759)

alesp