Secretaria poderá fazer parceria com Associação Antialcoólica


20/11/2000 19:12

Compartilhar:


A deputada estadual Edir Sales (PL) apresentou projeto de lei , que estabelece convênio entre a Secretaria de Estado da Saúde e a Associação Antialcoólica do Estado de São Paulo, para que os funcionários públicos paulistas possam receber tratamento se acometidos da doença do alcoolismo.

"A Associação possui 120 núcleos espalhados por todo o Estado, onde os funcionários acometidos dessa doença poderão receber atendimento", informa a deputada.

Segundo Edir, o Estado deverá oferecer, através da Secretaria da Saúde, médicos e psicólogos que procederão uma avaliação preliminar do paciente a ser encaminhado à Associação. "Também competirá à Secretaria fornecer material de apoio como impressos e vídeos de conscientização sobre a doença."

A parlamentar esclarece que a assistência prestada pela Associação será gratuita e compreenderá acompanhamento, recuperação e reintegração social do dependente, com base na metodologia de auto-ajuda e terapia de grupo. "Uma ressalva importante é que o funcionário não precisará se afastar do trabalho para fazer o tratamento, pois as sessões de terapia ocorrem sempre no período noturno."

Edir destacou ainda que o alcoolismo é responsável por prejuízos ao Estado de cerca de 5% do PIB, devido às aposentadorias precoces, acidentes de trabalho e de trânsito, internações hospitalares e psiquiátricas dentre outros. "Além disso, o Estado enfrenta problemas no que se refere a funcionários dependentes alcoólicos, uma vez que a maioria é concursada e não pode ser demitida", explicou Edir lembrando que o servidor cai num círculo vicioso, quando é afastado freqüentemente do trabalho.

(Mais informações, ligue para o gabinete da deputada Edir Sales - 3886-6597/6599)

alesp