Homenagem a Irmã Dolores marca Sessão Solene em comemoração ao Dia Internacional da Mulher


08/03/2004 17:29

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Maria Lúcia Prandi

Exemplo de força, coragem e determinação sem limites na luta por justiça social, a irmã Maria Dolores Diniz Nogueira, ou simplesmente irmã Dolores, foi homenageada na sessão solene que a Assembléia Legislativa realizou nesta segunda-feira, 8/3, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A iniciativa de homenageá-la partiu da deputada estadual Maria Lúcia Prandi (PT), que inclui a religiosa entre os mais importantes nomes do país na tarefa de construir uma sociedade mais humana, plural e socialmente justa.

Para a deputada Prandi, irmã Dolores é especial e abençoada: "Começou, jovem ainda, a trabalhar com comunidades carentes, missão que continua encarando com o mesmo entusiasmo hoje, aos 76 anos, sem esmorecer, acreditando sempre que é transformar a vida".

Nascida na Espanha, irmã Dolores veio para o Brasil com seis anos de idade. Detentora do prêmio Santo Dias de Direitos Humanos, atualmente está na Ponte Nova, um dos mais carentes bairros de São Vicente, litoral paulista, fazendo do combate à miséria a marca do seu cotidiano.

"Depois de muita luta organizando a comunidade, irmã Dolores pode ver realizado o seu sonho de criar a Casa do Parto", destacou a deputada Prandi, frisando que acompanhou de perto o incansável trabalho da religiosa para criar a unidade, na área continental de São Vicente, num esforço para combater os altos índices de mortalidade infantil e materna.

Igualdade

No momento de homenagear irmã Dolores, a deputada estadual Maria Lúcia Prandi ocupou a presidência da Casa e entregou à convidada um troféu comemorativo. Fortemente aplaudida, irmã Dolores foi prestigiada por amigos e companheiros de jornada, como a reitora da Universidade Católica de Santos, Maria Helena Lambert, que ocupou a mesa de trabalhos, e o padre Javier Araña, da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, de Santos, além de vários representantes de comunidades da Baixada Santista.

Em seu discurso, Prandi também fez referência à chacina de Chicago, que deu origem à comemoração do Dia Internacional da Mulher, ressaltou as conquistas obtidas pela parcela feminina da população e destacou que ainda há muitas lutas a serem vencidas. "Temos que continuar garantindo as diferenças de gênero, porém com os direitos de igualdade reconhecidos", frisou.

Presente ao ato, as outras nove deputadas que integram a bancada feminina da Assembléia Legislativa também homenagearam mulheres de destaque, garantindo que a sessão solene fosse uma das mais concorridas já realizadas pelo Parlamento paulista.



mlprandi@al.sp.gov.br

alesp