Restaurantes poderão ter cardápios em braile


10/06/2009 17:22

Compartilhar:


O Projeto de Lei 639/2003, de José Bittencourt (PDT), visa obrigar bares e restaurantes ter cardápios em braile. Segundo o parlamentar, "trata-se de medida necessária, uma vez que freqüentar bares e restaurantes não constitui apenas uma opção de lazer, mas uma necessidade da vida moderna, em que o hábito de tomar refeições ou fazer lanches fora de casa se torna cada vez mais comum. A oferta de cardápio em braile possibilitaria aos deficientes visuais a autonomia necessária no dia-a-dia, pois poderiam freqüentar tais ambientes sem necessidade de acompanhante. Isso também ajudaria a eliminar a discriminação que incide sobre a população economicamente ativa com deficiência visual".

O parlamentar afirma ainda que apenas as pessoas que possuem um deficiente visual na família se preocupam com esse tipo de problema. "Infelizmente, a maioria da população costuma se lembrar deles com sentimento de piedade. Para Bittencourt, não acreditar que um deficiente visual seja capaz de levar uma vida comum já é uma forma de discriminação.

"Esse tipo de pensamento é uma cegueira ainda mais grave do que não ter os olhos em atividade. A sensibilidade dos deficientes visuais é mais aguçada, eles escutam melhor, memorizam mais e possuem melhor tato. Há incontáveis exemplos de pessoas brilhantes com deficiência visual e que atuam como promotores, advogados, médicos, defensores públicos e até professores."



jbittencourt@al.sp.gov.br

alesp